segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Classificação atualizada do Campeonato Pernambucano

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Central
19
7
6
1
0
13
5
8
90.5
2
Santa Cruz
18
7
6
0
1
13
6
7
85.7
3
Porto-PE
15
7
5
0
2
10
7
3
71.4
4
Náutico
14
7
4
2
1
13
5
8
66.7
5
Petrolina
11
7
3
2
2
10
10
0
52.4
6
Sport
11
7
3
2
2
5
5
0
52.4
7
Salgueiro-PE
10
7
3
1
3
4
3
1
47.6
8
Araripina
7
7
2
1
4
6
9
-3
33.3
9
Cabense
6
7
1
3
3
5
7
-2
28.6
10
Vitória-PE
4
7
1
1
5
4
10
-6
19
11
Ypiranga-PE
3
7
1
0
6
5
12
-7
14.3
12
América-PE
1
7
0
1
6
2
11
-9
4.8

Sport vence do Vitória por 2 a 1 com gol de Saulo, na Ilha

Pouco importava se o jogo era em casa e contra o modesto antepenúltimo colocado do Estadual. Pouco importava se a vitória seria magra e o time não renderia o esperado. O mais importante era frear os maus resultados e acionar a primeira marcha rumo à guinada tabela acima. E assim aconteceu. Ontem, contra o Vitória, longe de um futebol vistoso, o Leão suou para conquistar os três pontos e chegar à quinta posição. E da forma mais inesperada possível: com gol do goleiro Saulo, aos 46 minutos da etapa final. Um 2 x 1 suficiente para animar a torcida. Com o ídolo Magrão lesionado, imperou o grito “ô, ô, ô, Avatar é matador”.

Durante o primeiro tempo, o time rubro-negro concentrou, do lado direito, todas as jogadas ofensivas. Sempre a partir do lateral Thiaguinho, o estreante da noite. Mas faltaram técnica e entrosamento. Quando era para chutar, um jogador errava o passe. Quando era para tocar, outro arriscava arremates sem direção. Por volta dos 15 minutos, surgiu o primeiro lance de perigo. E olhe lá. O volante Agmeron arriscou forte, de longe, e a bola seguiu para fora. Dez minutos depois, Jaílson, goleiro do Tricolor das Tabocas, aqueceu-se com uma tentativa de Saci.

Aos 30 minutos, foi a vez de Saulo mostrar serviço. O goleiro fez grande defesa quando Paulo Vítor aproveitou a lambança de Astorga. Perto dos críticos 40 minutos, o alívio. Ciro roubou a bola da defesa tricolor, conduziu e deu passe açucarado para Thiaguinho. O lateral não perdoou: 1 x 0. Entre os torcedores, teve quem admitiu ter visto mais produção do estreante em um tempo de partida em comparação ao jovem Renato com quase um ano vestindo a camisa rubro-negra.

A volta do intervalo demonstrou trazer a normalidade. O Leão parecia, enfim, tomar as rédeas do confronto. Com menos de um minuto, Alessandro quase ampliou. O atacante se livrou da marcação e obrigou Jaílson a fazer uma arrojada defesa. Mas logo aos três minutos o Vitória empatou. O lateral Diego Fiúza aproveitou a desatenção de Tóbi e recebeu passe ao longo da ala direita. Correu e cruzou na medida para Robertinho. Com a barra escancarada, o meia não bobeou: 1 x 1.

Daí em diante, uma sucessão de erros dos rubro-negros e a impaciência do torcedor. Vaias. Para Daniel Paulista, irreconhecível em campo. Para Fabrício, ao sair e dar vez a Élvis. Para quase toda a equipe, com poucas exceções. A partir dos 25 minutos, começou o “abafa” do Leão. Não deu certo. Pelo contrário. O lateral Diego Fiúza por pouco não virou o jogo para o Vitória. Com 35 minutos, Thiaguinho saiu de campo para a entrada de Jó. “Gota d'água” para o público. Coro de “burro, burro” direcionado a Geninho.

Quando o cronômetro marcou 46 minutos e o juiz assinalou falta ao Sport próximo da área, foi a torcida quem incentivou o goleiro Saulo a ir para a área. Geninho não impediu a ousadia. E o final todo mundo sabe. De cabeça, para o fundo das redes: 2 x1. O “Avatar” ainda se machucou ao comemorar o gol. Como as três substituições tinha sido efetivadas, Carlinhos Bala pegou a camisa 1. E o baixinho ainda conseguiu conter um escanteio. E assim ficou: triunfo do Sport. Agora, o Leão se revigora para enfrentar o líder Central, próxima quinta-feira, em plena Ilha do Retiro. Já o Vitória joga contra o lanterna América.

FICHA TÉCNICA

Sport
Saulo; Thiaguinho (Jó), André Astorga, Tóbi e Wellington Saci; Daniel Paulista, Germano (Wilson), Fabrício (Élvis) e Carlinhos Bala; Alessandro e Ciro. Técnico: Geninho

Vitória
Jaílson; Diego Fiúza, Cleiton, Edvan e Lucian (Ernani); Marcelo, Agmeron, Da Silva e Robertinho (Felipe Feitosa); Paulo Vítor e Alan Rocha (Jhon). Técnico: Peu Santos

Fonte: Super Esportes

Ronaldinho ansioso para estreia no Fla: ‘É diferente de tudo que já vivi’

Ronaldinho treino Flamengo
Foto: Agência o Globo


Boina na cabeça, frases curtas e prudência nas promessas. No início da noite desta segunda-feira, Ronaldinho Gaúcho deu sua última entrevista antes da estreia com a camisa do Flamengo, contra o Nova Iguaçu, quarta-feira, no Engenhão. O duelo começa às 22h (de Brasília) e todos os 37.042 ingressos se esgotaram em apenas dois dias à venda.

O meia-atacante ainda está em fase de adaptação ao Rio. Se antes curtia férias com futevôlei e agitação noturna, agora é a vez de estabilizar a vida na cidade, estabelecer uma rotina e receber o carinho dos cariocas, principalmente dos rubro-negros.

- É diferente de tudo que já vivi - afirmou.
Confira os principais trechos da entrevista:

Estádio lotado, festa da torcida

- É muita alegria por ter essa recepção. Espero ajudar a equipe para dar alegria ao torcedor. É diferente de tudo que já vivi. É diferente do que já tinha visto na minha carreira. A expectativa é fazer o melhor para retribuir esse carinho. É uma surpresa atrás da outra.

Evolução nos treinamentos

- Eu me senti muito bem depois de toda a preparação. Está tudo dentro dos planos, pouco a pouco, e na véspera de estrear estou me sentindo muito bem.
 
Voltar a jogar no Brasil

- Alegria, satisfação. Todo jogador sonha voltar e ser recebido desta forma. Isso me motiva para jogar e fazer o meu melhor.
Promessa

- Nunca prometo gol. A vontade é enorme de fazer grandes jogadas, assistências. Minha preocupação maior é que os atacantes façam gol.

Ronaldinho Carioca

- Por enquanto é uma fase de adaptação. Eu sempre vinha de férias, não tinha horário. Agora estou aqui para trabalhar. É uma situação nova em todos os aspectos. Ainda não consegui jogar futevôlei, já que estou treinando quase todos os dias de manhã e à tarde. Estou morando no hotel, não encontrei casa. Está tudo muito corrido, com a atenção voltada para a estreia.

Fonte: Globo Esporte

Em jogo apertado, o Sport vence o Vitória com gol de arqueiro

Depois de um jogo apertado, sem muita melhora no futebol apresentado pelo time rubro-negro, o Leão vence por 2 x 1 o jogo contra o Vitória. Depois do gol de Thiaguinho, no priemiro tempo, a equipe passou por um sufoco, levou gol de Robertinho e ficou disperso por quase todo o segundo tempo. Aos 45 minutos, em uma falta cobrada por Carlinhos Bala, o goleiro Saulo foi para a área adversária e do alto de seus 1,98m marcou o gol da virada do Sport.

Fonte: Blog do Torcedor

Zagueiro Emerson reforça a Patativa na partida contra o Sport

O Central terá um reforço importante na partida contra o Sport, nesta quinta-feira (3), às 20h, no Lacerdão. Trata-se do zagueiro Emerson, que ficou de fora do Clássico Matuto, ontem à tarde, no Lacerdão, pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola, pois havia sido expulso no jogo contra o Araripina. Na ocasião, a Patativa derrotou o Bode Sertanejo por 2 a 0, no Luiz Lacerda.
Com o provável retorno do defensor, Elias Recife deve retornar à equipe reserva.

Sport conta com seus garotos prodígios contra o Vitória

Deixando muito a desejar nesse início de Campeonato Pernambucano, o Sport contará com o retorno de dois de suas principais revelações nos últimos anos na partida contra o Vitória hoje à noite, na Ilha do Retiro. O atacante Ciro e o goleiro Saulo, que jogaram pela Seleção Brasileira Sub-20 em 2009.
O atacante Ciro passou alguns dias se preparando mental e fisiscamente para atuar em seu melhor nível, que mostrou no ano de 2010, no qual marcou 31 vezes. Abalado pelo falecimento do pai em dezembro, o jovem goleador teve um mau início de temporada, com quatro jogos sem gol, até pedir esse período de pouco mais de uma semana sem jogar.
A volta de Ciro estava programada. Já a do goleiro Saulo foi inesperada, fruto de um indesejável desgaste no goleiro Magrão, que será poupado. Mas vem num bom momento.
Cria rubro-negra, o goleirão de 1,98 m é há dois anos reserva de Magrão. Como Saulo tem pouquíssimas oportunidades, devido à regularidade do titular, o jogo de hoje pode ser o suficiente para aumentar a motivação do atleta, que tem muito potencial a desenvolver.
No entanto, não será sem cobrança que os dois jogam. Ambos precisam ir bem. Principalmente Ciro, que tem a titularidade ameaçada, diante de concorrência tão qualificada composta de Alessandro, Bruno Mineiro e Carlinhos Bala.

Fonte: Blog do Torcedor

Líder, Central tem pela frente trio de ferro da Capital


Time do Central é o único invicto no Pernambucano

Foto: Wagner Morais / Blog Toque de Bola


O Campeonato Pernambucano tem um novo líder. E pela primeira vez nas últimas edições é um time do interior que está no topo. Depois da vitória no clássico com o Porto, o Central ultrapassou o Santa Cruz e assumiu o 1º lugar. O time alvinegro é ainda o único invicto no estadual e tem, ao lado de Santa e Náutico, o melhor ataque com 13 gols marcados.

A campanha surpreende. São mais de 90% de aproveitamento, seis vitórias e um empate em sete jogos. O melhor começo de Pernambucano da história do Central.

Números assim deixam a torcida empolgada sonhando com um inédito título estadual. Afinal em 97 anos de história nunca uma equipe do interior conquistou a taça em Pernambuco. O mais perto que o Central chegou foi ao vice em 2007.

O time tem mesmo o apoio do torcedor. São mais de 8 mil espectadores em média por jogo apoiando a patativa. Mas o alerta deve estar ligado sempre. Principalmente nas próximas três rodadas.

A equipe de Caruaru foi beneficiada nas primeiras rodadas do campeonato. Só pegou times intermediários. Nada de grandes da capital. O que vai mudar agora. Nas próximas três rodadas o Central enfrenta, pela ordem, Sport, na Ilha do Retiro, Náutico, no Lacerdão e Santa Cruz, no Arruda.

Manter a invencibilidade diante do trio de ferro não vai ser nada fácil. Se sair ileso nestes confrontos aí sim o centralino poderá estar certo de que seu time veio mesmo para brigar por algo mais que uma vaga no G4.

Ainda é cedo para dizermos qual será o futuro do Central na competição e elogiar elenco, técnico e diretoria pelo trabalho feito. Mas a continuar assim rubro-negros, alvirrubros e tricolores têm razões de sobra para se preocupar com um time que leva uma certa ave preta e branca no escudo.
Fonte: JC Interior / Eliaquim Oliveira


"A derrota de ontem já faz parte do passado'

Laelson Lima critica arbitragem do clássico

O técnico do Porto, Laelson Lima, conversou por telefone há poucos minutos, com o Toque de Bola. O comandante do tricolor caruaruense comentou sobre os lances polêmicos do Clássico Matuto de ontem como também destacou a importância do duelo com o Santa Cruz, nesta quinta-feira (3), às 20h, no Lacerdão.
Pênalti
Já tinha a certeza de que o pênalti havia sido muito mal marcado dentro de campo e, depois que observei as imagens pela TV confirmei a minha opinião. Mesmo que tivesse havido a infração, a falta seria fora da área e não dentro como foi marcado pelo juiz. Então, acabando sendo prejudicados.
Desânimo?
De jeito nenhum. Apesar do erro da arbitragem, o resultado foi normal, até porque o jogo tratava-se de um clássico. O Porto vem fazendo um excelente trabalho e não vamos desanimar por causa desse tropeço. A derrota de ontem já faz parte do passado.
Santa Cruz
O Santa vem ferido por causa da derrota para o Náutico e, com certeza, vai nos dar muito trabalho. Trata-se de uma equipe grande, mas vamos jogar para vencer.

Toque de Bola Centralino

Diretoria ilustra a conquista do Alvinegro no Lacerdão

Foto: Pedro Augusto /Blog Toque de Bola


Reconhecimento

Quem compareceu ao Clássico Matuto, ontem à tarde, no Lacerdão, pela sétima rodada do PE 2011, pôde observar a frase alusiva ao título do Campeonato Brasileiro de 1986, conquistado pelo Central. Esse reconhecimento merecido veio em boa hora. Parabéns a atual diretoria alvinegra por mais essa iniciativa.
Artilheiro
Com o dois gols marcados diante do Porto, o atacante Danilo Pitbull assumiu a artilharia do clube na temporada. Agora, o atleta contabiliza três tentos no Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Assim, o lateral Gustavo que já havia marcado dois gols na competição passou a ocupar a vice-artilharia.
Recém-contratados
Tanto o meio-campista Hendrick como o volante André Gois, estão intensificando os trabalhos físicos para estrearem o mais rápido possível com a camisa do Central. A tendência é que os nomes dos dois atletas sejam publicados no BID (Boletim Informativo Diário) antes da partida contra o Sport, nesta quinta-feira (3), às 20h, na Ilha do Retiro. Vamos aguardar.
Reforços
O meio-campista Coringa e até mesmo o atacante Marcelo Ramos, que ainda encontra-se lesionado, ainda estão na pauta da diretoria alvinegra. Entretanto, até o presente momento nada foi confirmado em relação aos acertos com os dois atletas.

Dois novos reforços serão apresentados na Ilha

Bruno Mineiro é a nova esperança de gols do Leão

Quem estava dando voltas ao redor do gramado durante o coletivo deste domingo foram os mais novos reforços do Sport para a temporada. São eles: o zagueiro Alex Bruno e o atacante Bruno Mineiro. Os dois, no entanto, ainda estão passando pela fase dos exames médicos. A dupla, portanto, só vai ser apresentada oficialmente nesta terça-feira, às 15h30, na Ilha do Retiro.

A direção de futebol rubro-negra agora corre para deixar os dois aptos a entrarem em campo no clássico contra o Santa Cruz, no próximo final de semana. Vale recordar que Alex Bruno estava no Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal. Já Bruno Mineiro estava jogando no Atlético Paranaense, clube que detém os seus direitos federativos.
Fonte: Super Esportes

Sob forte pressão, o Sport enfrenta o Vitória

O Sport está mais pressionado para a partida de hoje contra o Vitória, na Ilha do Retiro, às 19h30, quando fecha a 7ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Com o encerramento dos jogos de ontem, o time rubro-negro, com oito pontos, caiu da quinta posição para a sétima. Mesmo que vença, o adversário, a equipe do técnico Geninho ainda vai continuar fora do G4.

À frente do Leão está o líder Central, com 19 pontos, o Santa Cruz, 18, o Porto, 15, e o Náutico soma 14. Na quinta-feira, o Sport pega justamente os centralinos, na Ilha do Retiro. Por isso, uma resultado positivo logo mais aumentou a pressão. O quinto colocado é o Petrolina com 11 pontos e o Salgueiro, sexto, com dez.
O treino final, uma recreação seguida de uma movimentação de aprimoramento técnico, foi realizado ontem no início da noite, pois os jogadores e o técnico Geninho assistiram, na concentração da Ilha, o clássico entre Náutico 3x1 Santa Cruz. A preocupação era analisar os principais rivais, especialmente o Santa, adversário de domingo, no Arruda.
SEM MAGRÃO
O goleiro Magrão, que seria homenageado antes do jogo de hoje pelos seus 300 jogos com a camisa do Sport, completados domingo, dia 23 diante do Araripina, está fora da partida. O “paredão” rubro-negro sente dores na coxa direita e os médicos preferiram poupá-lo. No seu lugar entre Saulo.
Uma novidade é na lateral direita. Thiaguinho fará a sua estreia na vaga de Renato, que está lesionado no pé direito. Uma dúvida é no meio de campo. O volante Daniel Paulista ainda sente dores no joelho direito. Caso não seja aprovado, Joédson pode ocupar o seu lugar. Outro jogador foi poupado. O zagueiro Igor, que participou dos seis jogos iniciais, vai descansar devido ao desgaste. Tobi entra na zaga.
Em todo caso, Geninho promove a volta do atacante Ciro ao lado de Alessandro. Com isso, Carlinhos Bala vai para a meia ao lado de Fabrício. “É uma formação que analisamos. Espero que o time consiga render um pouco mais, pois a situação está apertada em termos de classificação. Mas acredito no crescimento da equipe”, disse o treinador.
Feliz em voltar ao time, depois de um período apenas de treinamentos físicos, Ciro acredita que o Sport vai reagir na competição. Afinal, está longe dos quatro primeiros colocados. “Chegou a hora de somar pontos. Não podemos mais tropeçar. Não podemos nos distanciar do grupo da frente.”
O atacante sente que o torcedor rubro-negro está desconfiado devido a falta de uma boa atuação do time. “Tivemos problemas no início devido a um bom rendimento físico. Acho que temos tudo para crescer. O trabalho está sendo bem feito. Só não podemos nos desesperar. O jogo com o Vitória é difícil. Por isso, é preciso paciência.”
VITÓRIA
O time do Vitória está praticamente definido. O técnico Peu Gomes deve promover a estreia do atacante Alan Rocha devido a dispensa de Wellington. A tendência do treinador é manter o restante da escalação da partida diante do Náutico, a semana passada, quando o time perdeu no Carneirão por 1x0.
Ontem, após os cinco jogos de abertura da 7ª rodada, o Vitória teve a sorte de permanecer na décima posição, mas muito próximo da zona de rebaixamento. O time soma com apenas quatro pontos.

Fonte: Jornal do Commercio

Destruidores de invencibilidade

No clássico entre o conjunto tricolor contra a qualidade individual alvirrubra, o Náutico bateu o Santa Cruz por 3x1, de virada, ontem, nos Aflitos, pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. O jogo foi bastante movimentado, com muitos lances polêmicos e reclamação de ambas as partes contra o quinteto de arbitragem – pela primeira vez, tivemos mais dois assistentes atrás de cada uma das barras.

Celeumas à parte, o Timbu foi realmente superior durante a maior parte do jogo. O Santa Cruz abriu o placar com Thiago Cunha, logo aos quatro minutos de jogo. Mas, aos 14, Ricardo Xavier empatou. No segundo tempo, Derley marcou um golaço aos 25. Aos 34, Bruno Meneghel, de pênalti, decretou o resultado final do Clássico das Emoções.

Com o triunfo, o terceiro seguido, o Náutico subiu para 14 pontos, mas segue na quarta colocação. Já o Santa Cruz perdeu os 100% de aproveitamento, a invencibilidade e também a liderança, que agora pertence ao Central. A Patativa tem 19 pontos, um a mais do que os corais.

O JOGO

O Clássico das Emoções começou a todo vapor. Com praticamente seu time-base, o Santa Cruz foi fatal na primeira vez em que chegou ao ataque. Jackson fez ótimo cruzamento para Thiago Cunha, que aproveitou a desatenção da zaga alvirrubra e do arqueiro Glédson para fazer, de cabeça, 1x0, logo aos quatro minutos.

Mesmo com três desfalques – o goleiro Douglas, o lateral Peter e o atacante Rogério –, o Náutico não se abateu. No ritmo do maestro Eduardo Ramos, um dos melhores em campo, o Timbu chegou à igualdade dez minutos depois. Walter desviou o cruzamento e Ricardo Xavier foi mais rápido que o goleiro Tiago Cardoso e, também de cabeça, mandou para o fundo da rede.

Um dos pontos fortes do Náutico era a constante movimentação dos homens de frente, Eduardo Ramos, Willian (estreante), Bruno Meneghel e Ricardo Xavier. Outra novidade foi a troca de posições entre Derley e Elicarlos, que se revezaram entre a lateral direita e o meio de campo. Assim, o Timbu esteve perto de virar, mas Eduardo Ramos, Willian e Derley desperdiçaram.

Sentindo a pressão alvirrubra, Zé Teodoro voltou para a etapa complementar com Landú no lugar de Laécio. A ideia era dar mais opção ofensiva. O jogo ficou mais equilibrado e, aos 23, os corais reclamaram bastante de um pênalti não marcado de Ricardo Xavier em Thiago Matias. Além da queda, os corais levaram um coice. Dois minutos depois, Derley driblou Alexandre Silva e Jeovânio e acertou uma bomba no ângulo de André Zuba, que acabara de entrar no lugar do lesionado Tiago Cardoso.

O Timbu não demorou para matar o jogo. Aos 33, Eduardo Ramos fez grande jogada, mas bateu fraco. No entanto, Zuba deu rebote e acabou cometendo pênalti em Ricardo Xavier. Bruno Meneghel cobrou com força e decretou o 3x1. No final do duelo, Thiago Cunha, Elicarlos e Weslley acabaram expulsos.

Fonte: Jornal do Commercio

Araripina vira para cima da Cabense

Com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, o Araripina virou para cima da Cabense, ontem, no Estádio Chapadão do Araripe, e conquistou sua segunda vitória em casa no Campeonato Pernambucano. O triunfo por 3x2 deu ao Bode do Sertão a oitava posição na tabela, com sete pontos, após sete rodadas. Já o time do Cabo de Santo Agostinho vem em nono, com um ponto atrás.

A partida no Chapadão do Araripe começou com a Cabense impondo seu ritmo. E o gol dos visitantes não demorou: aos 16 minutos, o atacante Flávio Caça-Rato abriu o marcador. Sete minutos depois, foi a vez de Ricardo Maurício ampliar. Neste momento, o time do Cabo dava a impressão de que iria aplicar uma goleada sobre o Araripina.
Só que a história da partida mudou quando, no lance seguinte, o zagueiro Fernando Belém se machucou e precisou deixar o time da Cabense. A entrada de Coelho não deu a mesma segurança à defesa dos visitantes, que bateu cabeça e viu Marcelo Paraíba diminuir para o Araripina, aos 25 minutos da etapa inicial.
O segundo tempo foi de pressão total do Araripina. O time empatou com Cristóvão aos 32 minutos. E só aos 47, viu Dunga marcar de pênalti o gol da virada, 3x2.
Fonte: Jornal do Commercio

Carcará derruba o fragilizado Mequinha

O Salgueiro venceu o América por 2x0, ontem, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, e entrou de vez na briga pelo G-4 do Campeonato Pernambucano. Com mais três pontos somados, o Carcará chegou aos 10 e assumiu a sexta colocação (pode cair para sétimo caso o Sport vença o jogo contra o Vitória). Já o América, que havia esboçado uma reação ao empatar com a Cabense na rodada anterior, permanece na lanterna. Os gols do sertanejos foram marcados no segundo tempo por Clebson e Hugo Henrique.

Na próxima rodada, o Salgueiro enfrentará o Araripina fora de casa e o América duelará em seus domínios contra o Acadêmica Vitória. O Mequinha é a única equipe que ainda não venceu no Estadual.
O Carcará abriu ao placar aos 12 minutos do segundo tempo e ampliou aos 21. O Periquito tentou reagir, mas esbarrou na limitação técnica.
Fonte: Jornal do Commercio

Grande dia do Central. Bateu o Porto e virou líder

Wagner Gil

Numa partida com várias alterações no placar, o Central venceu o Porto por 3x2, no Estádio Luiz Lacerda, e assumiu a liderança do Campeonato Pernambucano Coca-Cola, com 19 pontos, em sete jogos.

Este é o melhor início de Estadual dos 92 anos de existência do time Patativa. Além de liderar isolado, o alvinegro também ostenta a posição de único invicto na competição, já que o Santa Cruz foi derrotado pelo Náutico por 3x1, nos Aflitos.

Apesar da derrota, o Porto permanece em terceiro lugar na tabela de classificação. O Gavião agora pega o Santa Cruz, em Caruaru. O Central vai defender a primeira posição contra o Sport, na Ilha do Retiro. Os jogos serão na próxima quinta-feira. Desde 2006, quando venceu por 4x1, o Central não derrota o rubro-negro no Recife.

O Clássico Matuto começou eletrizante. Logo aos dois minutos, Cláudio Pitbull teve a primeira chance chutando de fora da área. Atento e bem colocado, Mondragon defendeu. Quatro minutos depois, o Porto perdeu Cosme com contusão no joelho direito. Aos 11, o Gavião abriu o placar após cobrança de falta de Sandro Miguel. O zagueiro chutou da intermediária e acertou a trave. No rebote, Paulista marcou.

Com apoio da torcida, o alvinegro empatou aos 38 com Wilson Surubim. O experiente atleta tabelou com Fernando Pires e entrou sozinho para fazer 1x1. Três minutos depois, o Central passou à frente no placar com Cláudio Pitbull cobrando de pênalti. O Porto ainda tentou reagir no finalzinho do primeiro tempo com duas boas oportunidade. Uma aos 43, com Vagner Rosa e outra aos 45 minutos, com Lala.

Na segunda etapa, o Gavião voltou afim de devorar a Patativa. Logo aos três minutos, chegou ao empate. Após um rápido contra-ataque pela esquerda, Altemar foi derrubado pelo lado esquerdo da entrada da área. Sandro Miguel acertou uma bomba no ângulo de Sérvulo: 2x2.

Com o empate o jogo ficou ainda mais movimentado, mas com o alvinegro tendo as melhores oportunidades e marcando seu adversário na saída de bola.

O gol da vitória saiu em outro pênalti. Cláudio Pitbull fez jogada individual, entrou na área e foi derrubado. O juiz marcou pênalti para reclamação geral do time tricolor que acusou o atacante alvinegro de ter se jogado. O próprio Pitbull bateu e fez o terceiro do Central, aos 36. O Porto ainda teve chance com Alexandre Black que quase marcou de cabeça.

Fonte: Jornal do Commercio

domingo, 30 de janeiro de 2011

O voo mais alto da Patativa

Foto de Wagner Morais do Blog Toque de Bola publicada no Blog de Esportes


Uma tarde histórica em Caruaru.

Um domingo que começou com uma situação inusitada. Dono do estádio Luiz Lacerda, o Central foi o “visitante”, por causa do acordo com o Porto, no qual a Patativa treina no CT do rival.

Atuando em “casa”, o Gavião começou voando baixo. Abriu o placar com apenas 5 minutos. A Patativa parecia abatida até ali, mas acabou conseguindo uma virada a 150 km/h, no fim do primeiro tempo, levantando a maioria da torcida no estádio, alvinegra.

No segundo tempo, Sandro Miguel acertou uma falta onde a coruja dorme (haja pássaro nesse clássico), empatando novamente.

Mas não é que a Patativa venceu, por 3×2? Vitória e liderança isolada do Pernambucano após 7 rodadas…
Acima, o atacante Danilo Pitbull marcou o terceiro gol, de pênalti, num ótimo registro do fotógrafo Wagner Morais (veja mais AQUI).

Central, líder e único invicto do Estadual. Quem diria?

Fonte: Blog de Esportes / Cássio Ziporli

Central vence clássico e assume liderança isolada

O segundo pênalti do Central foi marcado neste lance

Foto: Wagner Morais/ Blog Toque de Bola
Pedro Augusto/Toque de Bola
O Central derrotou o Porto por 3 a 2, hoje à tarde, no Lacerdão, pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Esse resultado foi de suma importância para a Patativa, pois além de assumir a liderança isolada do Estadual com 19 pontos, a maior equipe do Interior do Estado ainda continua sem saber o que é derrota na competição. Já o Gavião do Agreste contabilizou a sua segunda derrota no certame, mas se manteve na terceira colocação com os mesmos 15 pontos.
Sem fugir a regra, o Clássico Matuto foi marcado novamente pelo equilíbrio entre os dois times. Como diz o velho ditado: “quem não faz leva”, o Alvinegro, que havia perdido duas oportunidades de abrir o placar com Beto e Pitbull, acabou sofrendo o gol logo aos 10 minutos da etapa inicial, após o atacante Paulista não perdoar a bobeira da zaga adversária. Sem marcação, o artilheiro só teve o trabalho de escorar de cabeça, após a bela cobrança de falta de Sandro Miguel.
Apesar de ter sofrido o gol, o Central não desanimou e passou a pressionar o sistema defensivo do tricolor caruaruense. De tanto insistir, a Patativa conseguiu empatar, aos 37 minutos, com Wilson Surubim. Sozinho, o volante recebeu um belo passe de Beto e com muita categoria, colocou a bola no canto esquerdo de Mondragon. Sem perder tempo, a Patativa logo conseguiu a virada, aos 41 minutos, após a cobrança de pênalti do atacante Danilo Pitbull.
Já no segundo tempo, o Gavião do Agreste empatou logo aos minutos, depois de uma bela cobrança de falta do zagueiro artilheiro Sandro Miguel. Com maestria, o defensor colocou no ângulo esquerdo do goleiro Sérvulo, que nem saiu na foto. Na sequência, as duas equipes chegaram a criar algumas chances de gol, porém sem competência. Entretanto, quando o jogo se desenhava para o empate, o árbitro Ricardo Tavares marcou, aos 36 minutos, um pênalti questionável para o Central.
Sem ter nada a ver com isso, Pitbull cobrou o pênalti mais uma vez com perfeição, dando números finais ao clássico. Agora, o Central visita o Sport, nesta quinta-feira (2), às 20h, na Ilha do Retiro. No mesmo dia e  horário, o Porto encara o Santa Cruz, às 20h, no Lacerdão.
Ficha Técnica  
Central
Sérvulo, Gustavo, Elias Recife (Breno), Valney e Vanderson, Fernando Pires, Surubim, Marcinho (Rosembrick), Vassoura, Pitbull e Beto. Técnico: Maurício Simões.
Cartões Amarelos
Gustavo e Marcinho.
Porto
Mondragon, Baiano, Alexandre Black, Marivaldo (Thiago Laranjeira), Sandro Miguel e Altemar, Vagner Rosa, Cosme (Helder), Douglas, Lalá (Téo) e Paulista.Técnico: Laelson Lima.
Cartões Amarelos
Marivaldo e Sandro Miguel.
Renda
R$ 23.460
Público
.6.296 torcedores
Arbitragem
Árbitro: Ricardo Tavares
Assistentes: Marcelo Neves e Wilton Lins.



Náutico vence clássico por 3x1 e acaba com invencibilidade do Santa Cruz

 

Acabou os 100% do Santa Cruz. Aliás, acabou até a invencibilidade. Sensação do Pernambucano de 2011, o tricolor perdeu até mesmo a liderança da competição na tarde deste domingo. Após sete rodadas, finalmente alguém parou a Cobra Coral. Quem? O Náutico e seu conjunto titular, cada mais entrosado. O Timbu mostrou a sua força no clássico dentro dos Aflitos, lotado, e virou o placar para 3 x 1, chegando a três vitórias seguidas no PE2011 e encostando na briga pelo primeiro lugar.

Como era esperado, o Náutico começou tentando impor uma pressão sobre o rival, mas encontrou um setor de marcação muito compacto no Santa, principalmente sobre o meia Eduardo Ramos. Ao Santa, a eficiência. Aos 4 minutos, em sua primeira finalização, a abertura do placar. Jackson cruzou da direita, a zaga alvirrubra ficou só olhando e Thiago Cunha sequer pulou para cabecear no cantinho esquerdo de Glédson. Festa coral. No lance seguinte, o mesmo Thiago Cunha foi lançado em velocidade e tentou por cobertura. A bola passou perto, assustando o time comandado por Roberto Fernandes. Para completar o cenário, o clima abafado deu lugar a um verdadeiro “toró”.

A resposta do Náutico só veio aos 13 minutos, em ótima jogada individual de Eduardo Ramos, que passou por dois jogadores e bateu forte de fora da área, exigindo boa defesa de Tiago Cardoso. Após duas cobranças de escanteio em uma verdadeira blitz, a bola foi levantada na área para o oportunista Ricardo Xavier, que empatou o jogo. Quatro minutos depois, por pouco não saiu a virada. Em um rápido contra-ataque, Bruno Meneghel prendeu a bola até achar espaço para tocar para Eduardo Ramos, que bateu fraco.

Até aquele momento já haviam sido assinaladas 13 faltas, mas o árbitro Nielson Nogueira deixou o jogo correr sem cartões até ali, irritando alguns jogadores em campo. Após o vigor inicial, os dois times diminuíram o ritmo, apesar do volume de jogo levemente maior para o lado timbu. O primeiro cartão amarelo saiu apenas aos 41 minutos, quando Everton atingiu Mário Lúcio.

No segundo tempo, o Santa Cruz veio com uma proposta diferente, tentando encaixar contra-ataques, gastando a energia do Náutico, novamente à frente, desorganizado. Ainda assim, o Tricolor chegou, tanto que as cinco minutos o time cobrou um escanteio com muito perigo – aquele, aliás, havia sido o primeiro corner a favor dos corais. Para tentar conter a maior velocidade dos alvirrubros, os tricolores iniciaram um “revezamento” de faltas no meio-campo, com destaque para Jevoânio.

Aos 17 minutos, Derley, atuando na ala, arriscou de fora da área. Depois do lance, o jogador sentiu uma fisgada na coxa esquerdo. No mesmo lance, o goleiro Tiago Cardoso também se queixou de dores musculares, paralisando a partida. E Zé Teodoro teve que substituir o jogador, colocando André Zuba, que re-estreou pelo Santa.

Aos 22, após cobrança de falta de Weslley, Thiago Mathias foi derrubado por Ricardo Xavier, em pênalti não marcado. Discussão à parte, a virada do Náutico saiu no lance seguinte. Aliás, foi um golaço. O volante Derley entrou na área driblando e mandou uma bomba no ângulo, incendiando os Aflitos. Empolgado, o jogador tirou a camisa na comemoração. Aos 33, o terceiro gol. Eduardo Ramos fintou um zagueiro na área e chutou, no rebote de Zuba, Ricardo Xavier foi supostamente derrubado pelo goleiro. Na cobrança, Bruno Meneghel encheu o pé e fechou o placar. No fim, o confuso árbitro Nielson Nogueira ainda expulsou Elicarlos e Thiago Cunha.

Náutico 3

Glédson; Derley, Everton Luiz, Walter e Jeff Silva; Everton, Elicarlos, William (Elton) e Eduardo Ramos (Philip); Ricardo Xavier e Bruno Meneghel

Santa Cruz 1

Tiago Cardoso (André Zuba); Jackson, Leandro Sousa, Thiago Mathias, Alexandre Silva; Jeovânio, Memo, Weslley e Mário Lúcio (Renatinho); Laécio (Landu) e Thiago Cunha. Técnico: Zé Teodoro

Local: Aflitos: Árbitro: Nielson Nogueira. Assistentes: Jossemmar Diniz e Pedro Wanderley. Assistentes de linha de fundo: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Gols: Ricardo Xavier, Bruno Meneghel e Derley (N); Thiago Cunha (SC). Cartões vermelhos: Elicarlos (N); Thiago Cunha (SC). Cartões amarelos: Jeff Silva, Bruno Meneghel, Derley, Elton, Everton e Eduardo Ramos (N); Jackson e Jeovânio (SC) Público: 18.112 torcedores. Renda: R$ 185.220.
 
Fonte: Super Esportes

Único invicto, Central é o novo líder do Pernambucano

Líder e único invicto do Campeonato Pernambucano. Esse é o Central versão 2011. Equipe que está fazendo uma campanha surpreendente, com seis vitórias e um empate, a Patativa, dessa vez, bateu o rival Porto. Em um jogo bastante disputado e digno de equipes que estavam brigando pela ponta da tabela, o Alvinegro conseguiu superar o Gavião por 3 x 2, na tarde deste domingo, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.

Destaque para o atacante Danilo Pitbull que bateu dois pênaltis com categoria e ajudou o Central a fazer o "vira-vira" para cima do Porto. Com a vitória, bastava uma derrota do Santa Cruz diante do Náutico para a Patativa assumir a liderança do campeonato. E assim aconteceu. O Timbu bateu a equipe tricolor deixando o caminho da liderança livre para os centralinos.

Melhor em campo, o Porto partiu para cima do Central em busca do primeiro gol. Na base da pressão, não demorou muito para que o o zagueiro Sandro Miguel apresentasse o canhão que possui na perna esquerda. Aos 11 minutos, ele pediu para bater uma falta de muito longe. O goleiro centralino Sérvulo, descrente, pediu apenas um homem na barreira e Sandro aproveitou o espaço para soltar o pé. A bola explodiu na trave e no rebote Paulista escorou de cabeça para abrir o placar no Lacerdão: Porto 1 x 0.

Dois minutos depois, o Gavião por pouco não conseguiu ampliar o marcador, novamente com Paulista, de cabeça. A partir daí, o Central acordou para o jogo, melhorando a pegada no meio de campo e buscando mais o ataque. Tanto que aos 38 minutos, Beto fez uma ótimo jogada e deixou Wilson Surubim em ótimas condições para fazer o gol. Ele esperou a saída do goleiro e tocou com categia para o fundo das redes, empatando o jogo.

O Porto sentiu o gol do rival. Com o apoio da torcida, a Patativa aproveitou o o bom momento na partida e partiu para pressão em busca da virada. Aos 40 minutos, Wilson Surubim recuperou a bola na raça e tocou para Walnei que, dentro da área foi derrubado por Marivaldo. O árbitro Ricardo Tavares não exitou e marcou o pênalti. Danilo Pitbull chamou a responsabilidade e cobrou a penalidade com categoria: bola de um lado goleiro do outro.

A segunda etapa, começou como a primeira, com o Porto em cima, em busca do gol. E foi novamente dos pés de Sandro Miguel que saiu o gol do Gavião. Dessa vez, no entanto, sem rebotes. Em mais uma cobrança de falta sensacional do zagueiro, a bola encontrou o ângulo do goleiro Sérvulo. novamente, tudo igual no clássico sertanejo 2 x 2.

O jogo seguiu equilibrado com as duas equipes criando boas oportunidades de gol. A vitória do Central, no entanto, veio em mais um pênalti - diga-se de passagem, bastante contestado pelos atletas do Porto. Danilo Pitbull, esbarrou com Marivaldo e caiu. O árbitro, para o desespero dos atletas tricolores, marcou o pênalti. Pitbull foi novamente para a cobrança e colocou o Alvinegro mais uma vez na frente do placar, aos 36 minutos.

Até o apito final, o Gavião buscou o empate, mas o goleiro Sérvulo conseguiu segurar a pressão. Ao fim do jogo, muita comemoração de torcedores, jogadores, direção e comissão técnica centralina pela liderança do Pernambucano.
Fonte: Super Esportes

Araripina, Salgueiro e Petrolina vencem nos outros jogos da rodada

Mais três jogos completaram a sétima rodada do Campeonato Pernambucano, iniciada neste domingo (30). Em Araripina, os donos da casa venceram a Cabense por 3 a 2.

No Sertão, o Petrolina venceu o Ypiranga por 2 a 1. No último jogo desta tarde, deu Salgueiro: 2 a 0 sobre o América.
Fonte: Pe360graus

Náutico vence o clássico e consolida boa fase no Pernambucano


Timbu tira invencibilidade do Santa Cruz

Foto: TV Glodo
Mais do que nunca, embalado. Assim sente-se o time do Náutico, depois de vencer, neste domingo (30), o primeiro clássico do Pernambucano, diante do Santa Cruz, por 3 a 1. Não foi uma vitória qualquer: representa a quebra da invencibilidade do então líder tricolor, o terceiro resultado positivo seguido do Alvirrubro e também a mudança na liderança da tabela – o Central, que venceu o clássico contra o Porto, também neste domingo, agora é o número 1 do campeonato.

Thiago Cunha fez, para o Santa Cruz, o primeiro gol do jogo e o único do Tricolor. Os gols do Timbu foram marcados por Ricardo Xavier, Derley e Bruno Meneghel. Agora vice-líder, o time do Arruda segue com 18 pontos – um a menos que o líder Central. O Náutico soma 14 e é o quarto colocado. O Porto, com 15, é o terceiro.

Na próxima quarta (02), o Náutico recebe o Ypiranga nos Aflitos, pela oitava rodada do campeonato. O Santa Cruz vaio a Caruaru, na quinta-feira (03), para enfrentar o Porto.

Fonte: Pe360graus

Tudo sobre a 7ª rodada ainda hoje no Toque de Bola

A equipe do Toque de Bola se dirige neste momento para o Lacerdão, onde acompanhará todos os lances do Clássico Matuto, às 16h, válido pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Confira ainda hoje no blog, a matéria e as fotos deste jogão de bola. Disponibilizaremos ainda as matérias dos outros jogos.

Téo e Black devem retornar à equipe titular do Porto

Para esta partida contra o Central, o técnico do Porto, Laelson Lima, poderá contar com os retornos do zagueiro Alexandre Black, que estava suspenso na última rodada, e o atacante Téo. Esse último se recuperou de contusão e pode aparecer no time titular.
O comandante do Gavião do Agreste fez mistérios em relação à equipe que vai entrar em campo diante da Patativa. Mas a tendência é que ela seja formada por: Mondragon, Baiano, Alexandre Black, Sandro Miguel e Altemar, Cosme (Evandro), Vagner Rosa, Douglas, Helder, Téo (Lalá) e Paulista.


"Se tivesse de fazer cirurgia, talvez desse um ponto final na minha carreira"

O Mago da Bola deverá entrar em campo neste domingo

Foto: Pedro Augusto/ Blog Toque de Bola



O meio-campista Rosembrick foi entrevistado pela equipe do Toque de Bola, na manhã de ontem, no Lacerdão. Devido à gravidade da contusão no joelho, que o tirou das últimas cinco rodadas do Campeonato Pernambucano, o Mago da Bola revelou ao blog que chegou a pensar em abandonar o futebol. O atleta ainda comentou sobre o Clássico Matuto, deste domingo, como também destacou o apoio que vem recebendo do técnico Maurício Simões para não encerrar a carreira.
Contusão
Não estou ainda totalmente recuperado fisicamente, mas quando a gente traça os nossos objetivos, temos também que superar a dor. Acredito que no clássico deste domingo, poderei fazer o passe curto ou até mesmo alguns dribles, entretanto não sei se vai dar para realizar o lançamento longo. Todo mundo visualizou o resultado da ressonância magnética do meu joelho e pôde observar que a contusão foi séria. Se tivesse de fazer cirurgia, talvez desse um ponto final na minha carreira.
Apoio
Estou recebendo o apoio de muitas pessoas que fazem o Central, principalmente do treinador Maurício Simões e do Valney (zagueiro). A minha família também vem tentando tirar da minha cabeça esse pensamento de deixar o futebol, mas é complicado. Fiquei um pouco triste, pois não queria ter ficado de fora deste bom momento que o clube vem atravessando. Para as pessoas que não sabem, venho treinando três vezes ao dia e estou fazendo diariamente fortalecimento muscular. Então, graças a Deus que estou me sentindo um pouco melhor e caso o treinador precise de mim, entrarei em campo para dar o meu máximo de contribuição.
Fim da Carreira
Quem é consciente, sabe muito bem, que às vezes é melhor parar quando temos que nos submeter a um procedimento cirúrgico. Atualmente tenho 30 anos e se tivesse que passar por cirurgia iria ficar de seis meses a um ano em recuperação. Então, quando voltasse, muitos times poderiam ficar desconfiados com o meu futebol. Mas, até o presente momento, esse possível fim de carreira ainda está descartado. Caso não sofra mais com a contusão, garanto que vou rapidinho para um time da Série B ou A.
Clássico
A torcida alvinegra pode ficar tranqüila, pois farei o que puder para ajudar o Central a sair com os três pontos neste domingo. O Porto é uma boa equipe, mas também temos condições de conquistarmos um bom resultado. E vamos lutar para isso.






Um clássico arretado

Clássico das Emoções... Que nada! No Interior, o jogo que atrai as atenções, neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano é o duelo matuto entre Porto e Central. O embate, que acontece no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, às 16h, revela um encontro de duas gerações. A juventude do Gavião, atualmen­te na terceira colocação, com 15 pontos ganhos, encontra-se com a experiência da Pa­tativa, que tem jogado para es­canteio a tal “velhice” e ocu­pa a vice-liderança, com 16.

A semelhança nos números não param apenas na pontuação. Porto e Central possuem as defesas menos vazadas do campeonato juntamente com Náutico e Santa Cruz, com quatro e três gols sofridos, respectivamente. Os ataques dos caruaruenses também se mostram parelhos. Apesar do baixo número de gols no Estadual, os alvinegros levam vantagem sobre os tricolores por dois gols (10x8).

Deixando os números de lado, em um aspecto o Central pode levar vantagem na partida de hoje. E ele deve vir do banco de reservas. Finalmente o Mago, Rosembrick, está disponível para jogar. O atleta, que vinha se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo, foi relacionado e deve voltar a vestir camisa alvinegra.

Enquanto o possível ídolo não entra em campo, outro jogador que já vem se destacando pela Patativa, está confirmado entre os titulares. O lateral Gustavo, principal articulador das jogadas ofensivas da equipe, e que, inclusive, marcou dois gols na competição, voltou de Goiás, onde estava resolvendo problemas pessoais. Assim, o ala Romero perde a vaga e volta ao banco de reservas.

Quem nem vai ficar entre os suplentes é o zagueiro Émerson. O jogador foi expulso em um lance bobo na última partida, diante do Araripina, e desfalca a equipe de Maurício Simões. Erick será o substituto e formará a zaga com Breno e Valnei.

Na frente, quem corre por um lugar ao sol é o atacante Beto. O ex-timbu estreou bem e até marcou um gol diante do Bode Sertanejo. Mas, ele tem dois concorrentes de peso para o comando de ataque: Danilo Pitbull e Harley. Para a partida, a diretoria da Patativa aumentou o bicho, que passou de R$ 4 mil para R$ 6 mil.

No Porto, a única novidade é a volta do zagueiro Alexandre Black. Ele cumpriu suspensão na vitória diante do Ypiranga. A dor de cabeça do técnico Laélson Lima fica mesmo para o ataque. O atacante Kiros foi ex­pulso na partida contra a Má­quina de Costura. Assim, o centroavante Théo volta a fazer dupla com o garoto Paulista.

INGRESSOS

Apesar de o Clássico Matuto ter tudo para parar a Capital do Forró, apenas 7 mil torcedores poderão assistir ao duelo de perto. O Porto, mandante do jogo no Estádio Luiz Lacerda (de posse do Central), disponibilizou essa quantidade de bilhetes para a partida. “O Todos com a Nota (3.900 ingressos) vai para o Porto, que é o mandante do jogo. Os outros 3.100 vão para o Central, que, historicamente, tem cerca de 3.100 pagantes por jogo quando o time está bem”, explicou o diretor do Gavião, Borges Carvalho, ao Blog de Primeira. Vale salientar que, nos três primeiros jogos como mandante, o Central teve uma média de público de 8.400 pessoas.

Ficha técnica

Porto x Central

Local: Estádio Luiz Lacerda (Caruaru)

Horário: 16h

Arbitragem: Ricardo Tavares

Assistentes: Marcelo Neves e Wilton Lins

Ingressos: R$ 10 (arquibancada), R$ 5 (sócio, estudante e promocional)

Porto: Mondragon; Baiano, Alexandre Black, Sandro Miguel e Altemar; Cosme, Evandro, Douglas e Thiago Laranjeiras ; Théo e Paulista. Técnico: Laélson Lima

Central: Sérvulo; Valnei, Elias e Breno; Gustavo, Wilson Surubim, Fernando Pires, Vassoura e Vanderlei; Danilo Pitbull e Harley. Técnico: Maurício Simões.

Fonte: Folha de Pernambucano