domingo, 13 de fevereiro de 2011

Santa joga para reconquistar a ponta e a torcida

Começando a sentir os primeiros sinais de insatisfação da torcida, o Santa Cruz enfrenta a Cabense, às 16h, no estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho, tentando voltar à liderança do Pernambucano Coca-Cola. No momento, o tricolor tem 21 pontos, dois atrás do líder Central. Também com 21 estão Porto (3º) e Náutico (4º), mas a equipe coral leva vantagem no número de vitórias para o Timbu (7x6) e na quantidade de gols marcados para o Gavião (16x15).

O Santa perdeu o topo da tabela para a Patativa, no último desafio pelo Estadual, quando foi batido por 3x0, no Arruda. A derrota acabou sendo a terceira nas últimas quatro rodadas, abrindo os olhos para a necessidade de melhora e de contratação de reforços – os outros revezes foram por 3x1, para o Náutico e Porto.
O treinador Zé Teodoro terá três desfalques para este confronto. O de maior representatividade é o do artilheiro do Campeonato Pernambucano com 6 gols, Thiago Cunha, que sofreu um estresse no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e foi vetado pelo departamento médico – ficará de fora por pelo menos dez dias. O substituto será Landú.
Outro que não atua é o goleiro Tiago Cardoso, que segue se recuperando de uma lesão no músculo adutor da coxa direita. Seu substituto será André Zuba, que vem sendo bastante criticado pelos torcedores. E os números realmente não falam a favor do arqueiro reserva coral. Substituto de Tiago Cardoso em duas partidas e “meia” (entrou no segundo tempo do Clássico das Emoções), Zuba levou 8 gols, referente a 66,6% dos tentos sofridos pelo Santa Cruz no Pernambucano.
Apesar da pressão vinda das arquibancadas, ele demonstrou tranquilidade e se eximiu de culpa nos gols sofridos. “A torcida tem todo o direito de protestar, pois pagou ingresso, mas acredito que foram impacientes. Não acredito que os três gols (do Central) foram falhas minhas. Sou profissional e tenho de saber como lidar com isso.”
Zé Teodoro pediu paciência aos torcedores. “Eles têm de colaborar, nos ajudar nesse momento. Quando começa um comportamento de vaia em cima de um ou outro jogador, isso afeta todo o grupo. Como eles já tiveram paciência com o elenco no começo do trabalho, precisam nos dar força nesse momento e incentivar os jogadores.”
Outra alteração certa é a entrada do lateral-direito Bruno Leite na vaga de Jackson, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo. O técnico coral espera que o jogador entre e corresponda. “O que a gente cobra é que os jogadores estejam preparados para serem utilizados. No momento que sai um, tem de repor à altura E, além disso, o Campeonato é um laboratório para o Brasileiro.”
O atacante Laécio pode ser poupado para melhorar a condição física. Se isto acontecer, Gilberto será o titular. “O desgaste está muito grande. A maioria dos jogadores está muito cansada da sequência. Em menos de um mês foram 10 partidas”, defendeu Zé Teodoro.
Por opção tática, o comandante tricolor escalou Renatinho na vaga de Mário Lúcio, esperando o melhor aproveitamento possível nas duas partidas em sequência contra a Cabense. “Temos dois jogos contra o mesmo adversário e precisamos firmar o pacto de somar pontos para nos firmarmos cada vez mais entre os quatro da tabela. Esperamos que o rendimento dos jogadores que estão entrando seja bom.”

Fonte: Jornal do Commercio

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Para disparar na ponta da tabela

A torcida centralina vai "invadir" o Lacerdão amanhã

A grande vitória fora de casa sobre o Santa Cruz por 3 a 0, na última rodada, já passou. O clima de euforia, por assim dizer, também. A conversa no Central agora é outra e, junto com ela, a chance de o clube disparar na liderança do Campeonato Pernambucano. E é isso que a Patativa vai tentar fazer neste domingo (13), contra o Vitória, às 16h, no Luiz Lacerda, em Caruaru. A partida é válida pela 11ª rodada e encerra o primeiro turno do Estadual.

Como Santa Cruz, Porto e Náutico (que, embolados com 21 pontos, duelam contra Cabense, Petrolina e Sport, respectivamente) vão ter jogos complicados fora de casa, a Patativa do Agreste pode valer-se desse fator e até ampliar sua vantagem para cinco pontos em relação aos três rivais. O alvinegro caruaruense lidera a competição com 23 pontos e quase 77% de aproveitamento.

O treinador centralino Maurício Simões não terá muitas dores de cabeça neste fim de semana. A formação que bateu o time coral na rodada passada deve ser a mesma diante do Tricolor das Tabocas, que vem numa incrível ascensão depois da terceira vitória seguida contra o Salgueiro por 1 a 0, na quarta-feira (9), no Carneirão, e aparece na oitava colocação, com 13 pontos.

"A gente vem fazendo um trabalho com determinação. O Vitória está numa ascensão boa na competição e vamos tentar um resultado positivo. Nosso time tem objetivo. A gente também vem numa crescente", disse à Rádio Liberdade Maurício Simões, que não vai ter novamente o lateral direito Gustavo, lesionado. Romero continua como titular.

No Vitória, o técnico Peu Santos fará apenas uma mudança em relação ao time que derrubou a invencibilidade do Carcará, que não perdia há quatro rodadas, no meio da semana. Depois de cumprir suspensão automática, o volante Da Silva retorna e entra no lugar de Felipe.
PORTODetentor de uma campanha consistente e hoje um dos reais candidatos a garantir uma vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano, o Porto tem mais uma missão difícil na tarde deste domingo (13). Após bater o Sport por 1 a 0 na quarta (9), o Gavião pega o Petrolina, às 16h, no Paulo Coelho, no Sertão, pela 11ª e última rodada do primeiro turno da competição.

O tricolor caruaruense chega para mais uma rodada ostentando o terceiro lugar no Estadual, com 21 pontos - os mesmos de Santa Cruz e Náutico, segundo e quarto, respectivamente, e dois atrás do arquirrival e líder Central. O Petrolina, que recebe o Porto neste fim de semana, é apenas o sexto colocado, com 14.
11ª RODADADomingo, 13/02
Sport x Náutico
América x Araripina
Petrolina x Porto
Cabense x Santa Cruz
Central x Vitória
Salgueiro x Ypiranga



Fonte: Jornal Vanguarda

Central faz último preparativo antes de encarar o Vitória

Simões comandou nesta manhã um descontraído "rachão"


Foto: Pedro Augusto/Blog Toque de Bola




Pedro Augusto/Blog Toque de Bola

Como não poderia ser diferente, o clima no estádio Luiz Lacerda é de muita alegria e descontração. Também não era para menos. Com uma campanha incontestável, o Central é o atual líder do PE2011 com 23 pontos. Na manhã de hoje, o técnico Maurício Simões apitou o já tradicional “rachão” dos atletas centralinos. Esse foi o último preparativo do Alvinegro antes de encarar o embalado Vitória, amanhã, às 16h, no Lacerdão, pela 11ª rodada da competição.
Caso derrote o Tricolor das Tabocas, a Patativa manterá a invencibilidade atuando dentro de seus domínios e de quebra conquistará de forma simbólica o 1º turno do Estadual. Ciente da importância deste jogo, o técnico Maurício Simões não deu muitas pistas da equipe que entrará em campo amanhã, mas a tendência é que ele permaneça no esquema 4-4-2. Assim, o time poderá ser formado com: Sérvulo, Romero, Breno, Valney e Vanderson, Fernando Pires, Erick, Vassoura e Rosembrick (Marcinho), Pitbull e Harley.
Entretanto, caso o comandante alvinegro opte pelo esquema 3-5-2, a equipe deverá ser composta por: Sérvulo, Romero, Breno, Valney, Emerson e Vanderson, Fernando Pires, Erick, Vassoura, Pitbull e Harley. Quem está vetado para esta partida é o lateral Gustavo. O atleta sentiu novamente a lesão na parte posterior da coxa direita. Além de Gustavo, os volantes Jalnir e André Gois e o atacante Roma ficarão de fora do confronto, já que ainda encontram-se sem o condicionamento físico ideal. Enquanto que o volante Wilson Surubim está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Consultado pela reportagem, Maurício Simões comentou sobre a partida de amanhã. “O Vitória vem de três resultados positivos na competição. Então, temos que entrar em campo com bastante atenção e disposição para que possamos brigar pelos três pontos”.
Relacionados
Dezoito atletas alvinegros já se encontram em regime de concentração. São eles: Sérvulo e Elias (goleiros), Tarcísio, Vanderson e Romero (laterais), Emerson, Elias Recife, Valney e Breno (zagueiros), Fernando Pires, Erick (volantes), Vassoura, Rosembrick, Hendrick, Marcinho e Cleber (meias), Pitbull e Harley (atacantes).
Contratações
Presente no recreativo desta manhã, o presidente do Central, João Tavares, confirmou que o nome do novo reforço da Patativa (um atacante de área) deve ser anunciado a qualquer momento. Nos bastidores, os nomes mais cogitados são os de Jean Carlos e Felipe Mamão. Mas, um nome surpresa ainda pode pintar no Lacerdão.Além de um atacante, a diretoria alvinegra também planeja contratar mais um zagueiro e um meio-campista.Vamos aguardar. 

Fotos: Confira hoje às 15h, no Blog Toque de Bola, as imagens do último treino da Patativa visando o confronto com o Tricolor  das Tabocas.   


Nova década de um velho confronto

Terceiro clássico mais antigo do Brasil – perde para Grêmio x Internacional (por uma semana) e para Fluminense x Botafogo, que jogaram pela primeira vez em 1905, quatro anos antes –, Sport e Náutico vão disputar amanhã o 521º Clássico dos Clássicos da história, o 389º pelo Estadual. E o duelo tem uma peculiaridade: será o primeiro da nova década. Um tempero a mais para motivar o jogo, que por si só já está repleto de atrações. Uma vitória alvirrubra pode fazer a diferença entre os rivais subir para 10 pontos.

O detalhe é que o Náutico tem levado a melhor nos confrontos que abrem as décadas. Foi assim no último, em 2001, quando o Timbu fez 2x1 na Ilha do Retiro, pelo Campeonato do Nordeste. A história se repetiu em 1991, 2x0, nos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro, que durante muito tempo abriu o calendário esportivo nacional. Já em 1981, outro triunfo alvirrubro na Ilha, 1x0, pela 1ª fase do 1º turno do Estadual.
A derradeira vitória do Sport em um clássico “abre década” foi em 1971. Os leoninos fizeram 2x0, nos Aflitos, pela Taça Recife. Ao todo, o Timbu venceu quatro jogos deste tipo, contra três triunfos leoninos. Houve ainda três empates.
CURIOSIDADES
Sport e Náutico já se enfrentaram por 23 competições diferentes (muitos torneios), fora amistosos – de acordo com dados do pesquisador de futebol Carlos Celso Cordeiro. O primeiro encontro foi um amistoso, no dia 25 de julho de 1909. O Leão, com mais experiência no novo esporte, era o favorito, mas o Timbu surpreendeu e venceu por 3x1.
Para o Náutico, que jogou com camisa e calção brancos, marcaram Maunsell (2) e Thomas. O Sport, que atuou com a camisa vermelha e preta e calção branco, descontou com Chalmers. O curioso é que nesta época, nem se imaginava em se chamar o duelo de Clássico dos Clássicos. O batismo só aconteceu em 1945, pelo extinto Jornal Pequeno. Foi quando o jogo deixou de ser o Fla-Flu pernambucano para ganhar identidade própria.

Fonte: Jornal do Commercio

Mistério, desfalques e dúvidas no time rubro-negro

O treino do Sport seria aberto para a imprensa. Mas, às 15h, quando os repórteres começaram a chegar ao CT José Andrade Médicis, em Paratibe, veio a informação de que os treinamentos de conjunto e tático seriam fechados. A decisão, no entanto, deve ter sido provocada porque o Náutico, adversário de amanhã, na Ilha do Retiro, havia comunicado um dia antes que faria a sua movimentação com o portão fechado.

Passadas uma hora e meia, os repórteres tiveram acesso apenas para entrevistas. O treino havia terminado e o técnico Hélio dos Anjos manteve o segredo. Ele em nenhum momento deixou escapar a escalação do time. Uma mudança estava prevista na defesa, pois o zagueiro Astorga cumpre suspensão porque foi punido com o terceiro cartão amarelo. Além disso, o atacante Carlinhos Bala, com uma forte gripe, foi poupado e não participou das atividades de ontem. Pela manhã, na Ilha, ele apenas deu algumas voltas em torno do campo. À tarde, não suportou e ficou em repouso. Por isso, passou a ser dúvida.
Com tantos mistérios, as especulações sobre a formação da equipe deu o tom. A tendência é o técnico rubro-negro montar o time no 3-5-2. A novidade poderá ser a estreia do zagueiro Alex Bruno, que já foi regularizado, ao lado de Igor e Montoya. Outra modificação seria a entrada de Tobi no lugar de Germano.
As dúvidas continuam na meia. O lateral-esquerdo Wellington Saci poderia ser mantido como meia, com Dutra permanecendo na lateral. embora Hélio dos Anjos tenha como opção Fabrício, Elvis e Renato Mineiro. Carlinhos Bala, caso seja confirmado hoje, também pode fazer essa função. No ataque, mais segredo. Ciro, depois de uma longa conversa com o técnico, deve continuar como titular. A dúvida é sobre o seu companheiro. Bruno Mineiro ou Alessandro.
“O treino foi fechado porque tínhamos de fazer situações bem específicas sobre o jogo e como quero o time mais consistente defensivamente. Foram detalhes que preferimos guardar, principalmente porque vamos enfrentar um adversário muito qualificado e que está à nossa frente na classificação”, explicou Hélio dos Anjos.
Nada escapou ao técnico rubro-negro, que fará a sua estreia mais uma vez pelo Sport. Afinal, já conquistou três títulos pernambucanos pelo clube em 1996/1997 e em 2003. “Vamos ter que trabalhar muito no jogo para conseguir uma recuperação. No treino procurei mostrar os erros do time, mas colocando as soluções. Só não podemos pensar que somos inferiores ao Náutico. É um clássico e tudo fica igual. Mas reconheço que o Náutico vive um momento muito melhor em relação ao Sport.”
Os jogadores também não abriram mão do segredo. Na entrevista coletiva, o atacante Bruno Mineiro não confirmou se vai ser o titular. “Não sei de nada. O mais importante é que fizemos um bom treino. Vamos para o clássico com muita determinação.”
Hoje pela manhã, na Ilha, Hélio dos Anjos comanda o último treino. Ele vai usar o tempo para aprimorar mais ainda a postura da equipe. “Temos que aproveitar o máximo para deixar o time mais consistente. Não podemos desperdiçar o tempo. O fundamental é que estou sentindo uma força de vontade muito grande dos jogadores para iniciar um reação. Não podemos permanecer na sétima posição. O Sport tem partir para a recuperação”, acrescentou Hélio.

Fonte: Jornal do Commercio

Alvirrubros embalados e em dia

No ano passado, os atrasos salariais do futebol profissional foram uma constante no Náutico e uma das principais causas pelo desempenho pífio do time na Série B, que chegou à penúltima rodada ameaçado de rebaixamento. Para a atual temporada, a promessa da diretoria foi de espantar esse fantasma. E ontem, antevéspera do clássico contra o Sport, o salário de janeiro foi pago aos jogadores.

Como todas as premiações por empates fora de casa e vitórias estão quitadas, o Timbu vai para o duelo na Ilha do Retiro rigorosamente em dia com os jogadores. Como não poderia deixar de ser, o pagamento dos salários de janeiro foi recebido como uma injeção a mais de ânimo para o clássico de amanhã. “Todo trabalhador tem o direito de receber o seu salário em dia. E para mim isso não é novidade porque nunca tive problemas nos clubes por que passei. Mas sem dúvida não deixa de ser uma motivação, pois sabemos que infelizmente existem clubes no Brasil com problemas financeiros e que não fazem a sua parte”, destacou o atacante Ricardo Xavier.

Segundo informações de bastidores, a folha atual do elenco alvirrubro gira entre R$ 700 e R$ 800 mil. A diretoria, por sua vez, não confirma valores. “Não falo sobre folha e nem sobre salário de jogador, mas o que posso assegurar é que a nossa folha é bem menor do que o que a imprensa especula”, disse o presidente Berillo Júnior.
Com os salários em dia, o elenco alvirrubro realizou ontem um treino fechado aos jornalistas no Centro de Treinamentos Wilson Campos, o primeiro do ano. Como de praxe antes de jogos importantes, o técnico Roberto Fernandes só divulgará o time do Náutico momentos antes do clássico. Segundo o treinador, o trabalho fechado de ontem foi utilizado, principalmente, para “treinar situações de jogo”.
“O adversário trocou recentemente de treinador e por isso precisamos treinar algumas situações de jogo, tanto na hipótese de estarmos vencendo a partida, quanto na de estarmos atrás no placar. Contra o América, por exemplo, utilizamos no segundo tempo um trio de atacantes que nunca atuou junto”, ressaltou Roberto Fernandes, que só não contará com o lateral-direito Peter, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, uma opção do treinador é mais uma vez improvisar o volante Elicarlos no setor, como já foi feito contra Santa Cruz e Central. Outra alternativa seria utilizar o também volante Derley.
Outra possível surpresa que o comandante alvirrubro poderá aprontar é a utilização do atacante Kieza, que estreou no segundo tempo da vitória sobre o América.
O jogador entraria na vaga de Willian, que não atuou na quarta-feira, por causa de uma lesão muscular, ou de Bruno Meneghel, que não está rendendo o esperado. O jogador, por sinal, foi um dos escolhidos ontem pela imprensa para a entrevista coletiva, mas se recusou a falar.
“Independentemente da formação, não podemos mudar a característica do time. Não vamos abrir mão de ser uma equipe ofensiva”, prometeu Roberto Fernandes.

Fonte: Jornal do Commercio

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Thiago Cunha fora por quinze dias

A ressonância magnética não se fez necessária. Na manhã desta sexta-feira, o atacante Thiago Cunha foi reavaliado pelo departamento médico tricolor e recebeu uma boa notícia. O ligamento colateral medial de seu joelho esquerdo não sofreu uma ruptura, apesar da forte pancada com o goleiro Sérvulo, na última quarta-feira. No entanto, o trauma vai afastar o artilheiro do Pernambucano dos gramados pelos próximos quinze dias.

Thiago Cunha chegou ao Arruda no início da tarde, para iniciar o tratamento no local, que ainda está bastante inchado. O atleta revelou que realizou mais um exame clínico, onde foi constatado que a lesão não é tão grave. “Ainda está dolorido, mas pelo menos, não vou precisar de cirurgia”, comentou rapidamente.

No entanto, a contusão também não foi tão simples. O jogador deve ficar afastado por pelo menos quinze dias. Caso, a previsão do DM do clube se concretize, o técnico Zé Teodoro perderia o artilheiro do Pernambucano por quatro rodadas (Cabense, Cabense, Central e Araripina), voltando somente depois do carnaval, contra o Petrolina, no dia 9 de março.


Fonte: Super Esportes

Atacante Felipe Mamão pode ser o mais novo reforço da Patativa


O atacante herdou o apelido de "Mamão" por causa do seu pai

Foto: Globo Esporte/ Divulgação


A diretoria alvinegra deverá anunciar até o início desta próxima semana, os nomes dos novos reforços da Patativa. Para o ataque, a tendência é que seja contratado Felipe Mamão, artilheiro dos últimos anos do Águia de Marabá e que atualmente está na Tuna Luso, ambos do Pará. Outro que também pode pintar no Lacerdão é Jean Carlos, do Cianorte-PR. Além de um atacante de área, o Central ainda busca mais um zagueiro e um meio-campista.

Ao Globo Esporte, Felipe já chegou a explicar a origem do seu apelido. “Na verdade é o meu pai quem tem o apelido de mamão. Mas quando as pessoas falam sobre mim ou me citam em alguma conversa, elas dizem que é o Felipe do mamão. Aí não tem jeito, o apelido acabou pegando mesmo” disse o atacante.

Quanto a partida contra o Vitória, neste domingo, às 16h, no Lacerdão, pela 11ª rodada do PE2011, sem fugir a regra, o técnico Maurício Simões não deu pistas sobre a equipe titular nem tampouco revelou o esquema tático que será utilizado. Porém, a expectativa é que o treinador centralino permaneça no esquema 4-4-2 com: Sérvulo, Romero (Gustavo), Breno, Valney e Vanderson, Fernando Pires, Erick, Vassoura e Rosembrick, Pitbull e Harley.   

Porto escalado para encarar o Petrolina

Com a contusão de Altermar, Sandro (foto) assume a ala esquerda

Foto: Pedro Augusto/Blog Toque de Bola

O elenco do tricolor caruaruense participou, hoje à tarde, no Ninho do Gavião, de apenas um trabalho regenerativo. A delegação do Gavião do Agreste deixará a Capital do Agreste, amanhã, às 8h, com destino para Petrolina onde enfrentará a Fera Sertaneja, neste domingo, às 16h, no Paulo Coelho. Com as ausências do lateral Altemar e do atacante Kiros, o técnico Laelson Lima será obrigado a mexer na equipe titular.
Assim, o Porto será composto para este confronto com: Mondragon, Edy, Alexandre Black, Marivaldo e Sandro Miguel, Vagner Rosa, Helder, Thiago Laranjeira e Douglas, Téo e Paulista.
Contusão
A má notícia ficou por conta da contusão do volante Cosme. Devido à gravidade da lesão do atleta – uma entorse no joelho – ele ficará de fora do restante do PE2011.
  

Zé Teodoro comandou treinamento com Renatinho no time titular

O volante Cléber Goiano é o mais novo reforço do Santinha

Foto: Blog do Torcedor



O elenco do Santa Cruz realizou nesta tarde um treinamento técnico-tático no estádio do Arruda. Na movimentação o comandante coral utilizou o campo reduzido e deu pistas de como deve formar seu time para domingo.

O zagueiro Leandro Souza foi poupado do treino e ficou apenas na academia, assim como o atacante Laécio.

A novidade no meio de campo foi a presença do meia Renatinho na vaga de Mário Lúcio. Assim, o time principal formou com André Zuba, Bruno Leite, Éverton Sena, Thiago Pereira e Alexandre Silva; Memo, Jeovânio, Weslley e Renatinho; Landú e Gilberto.

Contratação

O volante Cléber Goiano se apresentou nesta tarde no Arruda ao treinador Zé Teodoro e é o mais novo reforço tricolor para a temporada 2011. O jogador estava no Fortaleza/CE.

Cléber Resende de Oliveira tem 32 anos (06/01/1979), nasceu em Heitoraí/GO, tem 1,80 e 74kg. Começou sua carreira no Vila Nova/GO, onde passou 5 anos, foi para o rival Goiás/GO, onde ficou por mais 5 anos, depois passou pelo Ipatinga/MG, Paulista/SP e Guarani/SP.

Fonte: Coralnet






Caldeirão do clássico tem muitos ingredientes

Antes mesmo do início do Pernambucano Coca-Cola, o primeiro confronto entre Sport e Náutico já era o mais aguardado. Afinal é o duelo dos clubes que mais investiram e que praticamente polarizaram as discussões antes de a bola rolar, por causa da disputa do hexacampeonato, pretendido pelos leões e defendido pelos timbus. E com o desenrolar das dez primeiras rodadas, o primeiro Clássico dos Clássicos da década passou a ser ainda mais esperado. Se antes valia apenas pela rivalidade, agora ganhou contornos quase decisivos, mesmo com o Estadual ainda chegando à sua metade. Tudo por conta da situação inesperada dos rubro-negros.


Até agora, o Sport está sendo a decepção do Pernambucano, figurando apenas na 7ª colocação, com 14 pontos, sete a menos do que o rival alvirrubro, atualmente na 4ª posição. Portanto, a diferença do Leão para o G-4 pode chegar a 10 pontos na virada do turno, em caso de vitória alvirrubra no clássico, e também de Porto, Santa Cruz e Central, que compõem o seleto rol.
Vale lembrar que o Sport já perdeu quatro jogos, e caso sofra um novo revés domingo vai igualar o número de derrotas sofridas nos últimos quatro estaduais somados. Além disso, a última vez que o Leão perdeu três jogos seguidos no Pernambucano foi em 2005 (Santa Cruz, Itacuruba e Náutico). Os pentacampeões vêm de quedas para Santa Cruz e Porto.
No entanto, os alvirrubros evitam falar em “matar” o adversário no domingo. No entanto, de um jeito ou de outro, a partida é vista como uma decisão. “Esperamos um Sport aguerrido porque eles precisam da vitória de todo jeito. Por isso, temos que encarar o jogo como uma final e entrar superligados. Nós também precisamos da vitória, pois a nossa meta é terminar essa ‘1ª fase’ na liderança”, disse o volante Derley.
Pelo lado rubro-negro, a impressão também é de que o clássico pode ser um divisor de águas no Estadual. “Este jogo envolve tudo. Pela nossa situação na tabela, não podemos nos distanciar ainda mais do G-4”, disse o volante Germano.
JEJUM
Como se não bastasse, o clássico de domingo também colocará em jogo um jejum. Há quase sete anos, o Náutico não vence o Sport na Ilha do Retiro, por qualquer competição. Nesse período, foram 13 jogos, com sete vitória leoninas e seis empates. O último triunfo timbu aconteceu em 28 de março de 2004, por 3x1. “Nem sabia dessa estatística. Para falar a verdade nem pensamos nisso. Pensamos em vencer, independentemente de jejum”, disse Derley. “Na situação em que nos encontramos não dá para pensar em tabu”, completou o rubro-negro Germano.

Fonte: Jornal do Commercio

"Briga" boa pela lateral-direita centralina

Romero está em boa fase e pode continuar como titular

Foto: Pedro Augusto/Blog Toque de Bola


Com o retorno do lateral-direito Gustavo às atividades físicas e técnicas, Romero poderá voltar novamente para o banco de reservas e ficará assim, como opção no decorrer da partida contra o Vitória, neste domingo (13), às 16h, no Lacerdão, pela 11ª rodada do PE2011. Mas devido as suas últimas boas apresentações com a camisa 2 alvinegra, não será surpresa se Romero permanecer no posto de Gustavo. Isso a torcida centralina só saberá justamente no domingo, quando o técnico Maurício Simões anunciar a equipe titular.
Caso derrote o Tricolor das Tabocas neste fim de semana, a Patativa conquista de forma simbólica o 1º turno do Estadual e dá um passo a mais em busca de seu primeiro objetivo na competição: uma das vagas para a Série D. Para este confronto, Simões não poderá contar com o volante Wilson Surubim, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, deverá entrar Erick ou André Gois. Esse último demonstrou um avanço considerável em termos condicionamento físico. Também segue a dúvida se o treinador alvinegro utilizará o esquema 4-4-2 ou 3-5-2 neste próximo confronto.
Quanto às contratações a expectativa é que sejam anunciados até o início da próxima semana, os nomes de mais três reforços para a Patativa - um volante, um atacante de área e um meio-campista. Até o presente momento, alguns nomes foram cogitados, mas nenhum foi confirmado pela diretoria. O elenco centralino participa de um coletivo-apronto, hoje à tarde, no Lacerdão.
Porto
Já o Gavião do Agreste, que consegue firme no G4 do PE2011, não deverá contar para a partida contra o Petrolina, neste domingo, às 16h, no Paulo Coelho, com o volante Cosme que ainda se recupera de uma lesão no joelho direito. Além dele, o lateral Altemar (contundido) e Kiros (suspenso), também estão fora do duelo.




Comissão do Central receberá gratificação diferenciada

A diretoria do Central Sport Club estará efetuando amanhã (12) a gratificação aos jogadores e comissão técnica referente à vitória do últmo jogo contra o Santa Cruz. A goleada de 3 a 0, no então primeiro colocado, na casa do adversário e a volta para a primeira posição do Campeonato Pernambucano, animou a Confraria Alvinegra que aumentou, excepcionalmente, a gatificação de R$ 6 mil para R$ 8 mil.
O próximo jogo do Central será no domingo (13), às 16h, no Larcedão. Desta vez, a Patativa vai enfrentar o Vitória.     

Roberto Fernandes fecha o treino do Náutico desta sexta

O técnico Roberto Fernandes já avisou: o treino desta sexta-feira, que deve ser decisivo para o clássico contra o Sport, será fechado à Imprensa. O treinador vai liberar as entrevistas antes do início da movimentação e depois tranca o cadeado do CT Wilson Campos durante a tarde.

Com essa atitude, está lançado o clima de mistério do Náutico para o clássico. Com apenas um desfalque, o lateral-direito Peter, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador deve guardar a sete chaves a escalação do time. Ele terá as voltas das peças que foram poupadas diante do América, na rodada passada: o zagueiro Walter, o volante Éverton e o meia Eduardo Ramos.

O meia William, por sua vez, ainda não tem sua volta confirmada. Ele, que sentiu um desconforto muscular após o jogo com o Central, domingo passado, treinou normalmente nesta quinta-feira, participando do coletivo com os juniores. Ele garantiu que não sentiu dores, mas que prefere ser cauteloso com relação a uma volta. "Não vale a pena se arriscar a voltar e acabar ficando de fora por um ou dois meses", ressaltou o jogador.

Fonte: Super Esportes

Agora Central quer evitar o salto alto

O clima era de tranquilidade e alegria, ontem, no estádio do Central, um dia depois de a equipe golear o Santa Cruz por 3x0, em jogo realizado no Recife. O resultado manteve a Patativa na liderança do Campeonato Pernambucano, com 23 pontos.

Apesar dos sorrisos largos, jogadores e diretores destacaram que o jogo foi mais uma decisão e que o importante agora é manter os pés no chão. O presidente João Tavares adiantou que serão contratados mais três reforços.
Ontem, os jogadores fizeram apenas um treino regenerativo na parte da tarde. Para o atacante Rosembrik, o time está focado no luta para ser campeão pernambucano. “Cada jogo é uma decisão. Ainda não ganhamos nada. Não é por causa dessa vitória que vamos pôr salto alto.”
O técnico Maurício Simões também procura passar calma ao time e diz que a expectativa agora é ganhar do Vitória, próximo adversário da Patativa. “O Vitória vem crescendo, será um jogo difícil”, alertou.
O presidente do Central, João Tavares, também esteve no Estádio Luis Lacerda na tarde de ontem e disse que hoje, junto ao técnico, vai ter uma conversa com todos os jogadores. O objetivo, segundo ele, é passar tranquilidade e enfatizar que todos devem ter humildade neste momento.
João Tavares também informou que a diretoria está trabalhando para contratar três novos jogadores. “Teremos mais um atacante, um zagueiro e um meia. Temos várias opções, mas ainda estamos fechando os acordos”, destacou, sem querer adiantar nomes dos jogadores.

Fonte: Jornal do Commercio

Ânimo do Gavião nas alturas

Os jogadores do Porto também fizeram apenas um treino regenerativo ontem e destacaram que o clima na equipe é o melhor possível. A vitória por 1x0 contra o Sport, na noite da última quarta-feira, levantou ainda mais o ânimo dos atletas, que vivem com alegria o bom momento do time, 3º colocado – só perdendo a vice-liderança para o Santa Cruz nos gols pró, o 3º critério de desempate.

Autor do gol que deu a vitória ao Gavião do Agreste, o atacante Kiros disse que os jogadores estão tranquilos e que o principal objetivo, no momento, é ficar entre os quatro primeiros colocados do Estadual. “Vamos continuar buscando vitórias e, quem sabe, um título inédito para o interior”, acrescentou.
O atacante Paulista destacou a importância da vitória sobre o Sport para levantar o moral do time e diz que agora sonha com o título de campeão. “Foi uma importante vitória, pois vínhamos de uma derrota. Agora é pensar no Petrolina (adversário do próximo domingo) e aproveitar a boa fase”, disse.
O presidente do Porto, Porfírio Oliveira, destacou que viu como “uma grata surpresa” a vitória da equipe contra o Sport, mas acrescentou que o time fez por merecer o bom resultado de anteontem.
“O Porto é um dos poucos times (do Estado) que trabalham o ano todo. Estamos sempre disputando competições. Não tem nada fácil, mas a expectativa de todos neste campeonato é muito boa”.
Para ele, o time montado pelo técnico Laelson Lima não tem nenhum destaque, mas o grupo como um todo tem apresentado um bom desempenho, principalmente pelo entrosamento.

Fonte: Jornal do Commercio

Caruaru vibra e sonha com o título

Torcedores caruaruenses acordaram felizes depois das vitórias dos times da cidade na 10ª rodada do Campeonato Pernambucano. Central e Porto são, respectivamente, o líder e o terceiro, com 23 e 21 (mesma pontuação de Santa Cruz e Náutico). Pelas ruas do município é comum ver as cores dos clubes, principalmente as do Central, que goleou o Santa Cruz por 3x0. Já o Porto venceu o Sport por 1x0.

Nesta temporada, ambos estiveram no G-4 em todas as rodadas. Este bom desempenho levanta as esperanças dos torcedores de Caruaru, que sonham com um título inédito para o interior. Nas rodas de conversas de bares e cafezinhos, o assunto é o futebol que vem sendo apresentado pelos dois times.

“Estou gostando do Central. É um time experiente e ofensivo. Vamos ter jogos difíceis no Sertão, mas acho que, neste ritmo, vamos conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro”, disse, feliz, o funcionário público Samuel Pereira, 21 anos.

Quem também acordou com um sorriso foi o camelô Antônio Eudes Ferreira, 23. Para ele, a Patativa vai ficar pelo menos entre os quatro primeiros colocados. “Se vier o título inédito melhor ainda. No jogo contra o Santa Cruz, gostei principalmente do ataque. Os jogadores da frente jogaram muito bem”, acrescentou. Apesar de ser torcedor do Central, ele também vibra com as boas atuações do Porto.

Para Antônio Audes, o mais importante é que um time interiorano seja campeão. “O fato de o Porto também ter vencido é importante para Caruaru, pois dá destaque à cidade. Toda vez, o campeão é um time da capital e é bom que isso mude.”

Centralino desde criancinha, Arnaldo Lira Filho, 34, também sonha com o título inédito de campeão pernambucano para o interior, mas teme pela pressão feita pelas equipes do Recife. “Se a Federação Pernambucana de Futebol deixar, o Central vai ser campeão este ano. O time é o melhor no conjunto, mas a Federação sempre puxa a sardinha para os três times recifenses”, alertou.

“Já vendemos algumas camisas do Central de ontem (anteontem) para hoje (ontem). As vitórias ajudam, então a gente torce por bons resultados para aumentar as vendas”, disse a vendedora Cíntia Meireles, 21. As camisas custam R$ 80 e, segundo a comerciante, o estoque garante o produto até o final do campeonato.

Fonte: Jornal do Commercio/Pedro Romero 

FPF dIvulga escala de árbitros para a 11ª rodada do Estadual

SPORT CLUB DO RECIFE X CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE 13.02.2011 (DOMINGO) HORÁRIO: 16h CATEGORIA: Profissional
ESTÁDIO:
Ilha do Retiro Cidade: Recife
ÁRBITRO:
Antônio Hora Filho
ASSISTENTE N.º 1:
Alcides Lira
ASSISTENTE N.º 2:
Elan Vieira
4º ÁRBITRO:
  AMÉRICA FUTEBOL CLUBE X ARARIPINA FUTEBOL CLUBE 13.02.2011 (DOMINGO) HORÁRIO: 16h CATEGORIA: Profissional
ESTÁDIO:
Ademir Cunha Cidade: Paulista
ÁRBITRO:
Neilson Santos
ASSISTENTE N.º 1:
Wlademir Lins
ASSISTENTE N.º 2:
João Marcelo Albert
4º ÁRBITRO:
Sebastião Rufino Filho

JOGO:
PETROLINA SOCIAL CLUBE X C. A. DO PORTO
DIA:
13.02.2011 (DOMINGO) HORÁRIO: 16h CATEGORIA: Profissional
ESTÁDIO:
Paulo Coelho Cidade: Petrolina
ÁRBITRO:
Gleydson Leite
ASSISTENTE N.º 1:
Roberto José
ASSISTENTE N.º 2:
Marcelino Castro
4º ÁRBITRO:
Andréa Amorim

JOGO:
A. D. CABENSE X SANTA CRUZ FUT. CLUBE
DIA:
13.02.2011 (DOMINGO) HORÁRIO: 16h CATEGORIA: Profissional
ESTÁDIO:
Gileno de Carli Cidade: Cabo
ÁRBITRO:
Emerson Sobral
ASSISTENTE N.º 1:
Erich Bandeira
ASSISTENTE N.º 2:
Aldir Pereira
4º ÁRBITRO:
Anderson Freitas

JOGO:
CENTRAL SPORT CLUB X A. A. E DESP. VITÓRIA DAS TABOCAS
DIA:
13.02.2011 (DOMINGO) HORÁRIO: 16h CATEGORIA: Profissional
ESTÁDIO:
Luiz Lacerda Cidade: Caruaru
ÁRBITRO:
Eduardo Alcântara
ASSISTENTE N.º 1:
Ubirajara Ferraz
ASSISTENTE N.º 2:
Wilton Lins
4º ÁRBITRO:
Enéias Leite

JOGO:
SALGUEIRO ATLÉTICO CLUBE X SOC. ESP. YPIRANGA FUT. CLUBE
DIA:
13.02.2011 (DOMINGO) HORÁRIO: 16h CATEGORIA: Profissional
ESTÁDIO:
Cornélio de Barros Cidade: Salgueiro
ÁRBITRO:
Ricardo Tavares
ASSISTENTE N.º 1:
Paulo Steffanello
ASSISTENTE N.º 2:
Clóvis Amaral4º ÁRBITRO: Ricardo Jorge

Fonte: FPF

DIA:

DIA:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lateral Gustavo pode retornar à equipe titular

Ausente das últimas apresentações do Central no PE2011, o lateral direito Gustavo foi liberado do departamento médico e poderá retornar à equipe titular na partida contra o Vitória, neste domingo, às 16h, no Lacerdão, pela 11ª rodada da competição. “Não senti dores neste primeiro treino físico após a distensão e amanhã participarei do treinamento com bola para saber as minhas reais condições de ir para este próximo jogo”, disse Gustavo.
“Estou um pouco ansioso para voltar a jogar, até porque a equipe vive um excelente momento no campeonato”, acrescenta o lateral. Caso ele ainda não reúna condições de atuar, o atleta deverá ser substituído novamente por Romero, que por sinal está em boa fase. Já o volante Wilson Surubim, que recebeu o terceiro cartão amarelo, na partida contra o Mais Querido, ontem à noite, no Arruda, está fora do duelo com o Tricolor das Tabocas.

Atacante Kiros desfalcará o Porto na próxima rodada


O atacante recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Leão

Foto: Pedro Augusto/Blog Toque de Bola 

Após derrotar de forma merecida o Sport por 1 a 0, ontem à noite, no Lacerdão, pela 10ª rodada do PE2011, o Porto agora intensifica os preparativos para encarar o Petrolina, neste domingo, às 16h, no Paulo Coelho. Para este difícil confronto, o técnico Laelson Lima, não poderá contar com o atacante Kiros, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, como também o lateral esquerdo Altemar. Esse último sofreu um estiramento na coxa esquerda no duelo com o Leão da Ilha.
Já o volante Cosme, que ficou ausente das últimas partidas do Gavião, se submeteu a um exame de ressonância magnética e aguarda o resultado do mesmo. Caso ele não reúna condições de enfrentar a Fera Sertaneja, Helder deverá preencher novamente a sua vaga. Amanhã, o treinador do tricolor caruaruense comandará um coletivo-apronto, no Ninho do Gavião.

História simbólica

O estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, poderá marcar um resultado histórico no futebol pernambucano do domingo. Já era hora…

Diante da Acadêmica Vitória, o Central tem tudo para conquistar, ainda que de forma simbólica, o título do primeiro turno do Estadual (veja os campeões AQUI).

Com 7 vitórias em 10 jogos, a Patativa já gastou R$ 44 mil em “bichos”!

Na prática, acabar a primeira metade da competição na 1ª colocação não vai garantir vaga na decisão. Até dois anos atrás, esse status dava uma vaga na finalíssima.

Desde 1937, quando a Patativa se tornou o primeiro clube do interior a participar do Campeonato Pernambucano, logo no primeiro ano do profissionalismo local, nunca um time do interior ganhou um turno. Caso único do Nordeste.

Saindo pela BR-232, ainda é inédito…

Abaixo, as melhores colocações dos clubes intermediários nos turnos do Estadual nos últimos dez anos.

Na ordem, os melhores no primeiro e segundo turnos:

2001 – Porto (4º) e Central (4º)
2002 – Central (4º) e Intercontinental (4º)
2003 – AGA (3º), AGA (vice) e AGA (3º)*
2004 – Itacuruba (4º) e Itacuruba (4º)
2005 – Serrano (vice) e Itacuruba (4º)
2006 – Ypiranga (vice) e Ypiranga (3º)
2006 – Porto (vice) e Central (vice)
2008 – Ypiranga (3º) e Central (vice)
2009 – Porto (4º) e Salgueiro (4º)
2010 – Cabense (vice) e Central (4º)



Fonte: Blog de Esportes/Cassio Zirpoli

Astorga desfalca o Sport no clássico

Capitão do time e um dos jogadores mais regulares do setor defensivo do Sport, o zagueiro Astorga não poderá enfrentar o Náutico no clássico do próximo domingo, na Ilha do Retiro.

O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota rubro-negra diante do Porto, ontem, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Como cumprirá suspensão automática diante do Timbu, Astorga só poderá voltar a vestir a camisa rubro-negro no duelo contra o América, na quarta-feira (16).

Assim caberá ao novo treinador, Hélio dos Anjos, definir o substituto do capitão da equipe. O técnico deve optar por improvisar o volante Tobi na zaga. Afinal, o jogador já fui utilizado várias vezes nesta função.

A outra possibilidade é dos zagueiros Alex Bruno e Fernando serem regularizados até amanhã. Se isso acontecer, Hélio dos Anjos ganharia duas boas opções para substituir André Astorga.

Fonte: Super Esportes

Náutico já volta aos trabalhos

Após a suada vitória de virada sobre o América, nesta quarta-feira, nos Aflitos, o Náutico já pensa no clássico contra o Sport, no próximo domingo, na Ilha do Retiro. A equipe alvirrubra chegou aos 21 pontos neste Campeonato Pernambucano, igualando ao rival Santa Cruz. Nesta quinta-feira, o elenco timbu já voltará aos trabalhos.

A partir das 15h30, o treinador do time de Conselheiro Rosa e Silva, Roberto Fernandes, fará com os jogadores um regenerativo no Centro de Treinamento Wilson Campos, localizado no bairro da Guabiraba.

Até o Clássico dos Clássicos, o Náutico só irá treinar no CT. Na sexta-feira à tarde, será realizado um trabalho técnico-tático. No sábado, às vésperas do confronto contra o rival da Praça da Bandeira, os alvirrubros farão um recreativo, a partir das 9h.

Fonte: Super Esportes

Vitória do Central é dedicada ao presidente João Tavares

A espetacular vitória do Central em cima do Santa Cruz foi dedicada inteiramente ao presidente do clube da Patativa, João Tavares. Ele passou por momentos desagradáveis esta semana com a acusação injusta de desonestidade por parte de um colunista esportivo da capital pernambucana.

As injúrias contra o presidente da Patativa não conseguiram apagar o brilho e a dinâmica do time, que abateu a Cobra Coral dentro de sua própria casa, por 3x0, na noite histórica da última quarta-feira (9). O resultado levou o clube novamente à primeira colocação do Campeonato Pernambucano.

O próximo jogo da Patativa será contra o Vitória, domingo (13), às 16h, no Lacerdão. Todos os jogadores, comissão técnica e dirigentes do Central esperam o comparecimento em massa da torcida alvinegra para a conquista de uma nova vitória.

Fonte: Prol Comunicação