terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Joelson acerta transferência para a Coreia

Principal artilheiro do Porto nas últimas temporadas, o atacante Joelson acertou a sua transferência por empréstimo para o Gangwon, da Coreia do Sul. O contrato do atleta está previsto para encerrar no dia 31 de dezembro de 2014, porém se agradar dentro de campo, ele deverá ficar em definitivo em solo asiático. Bastante satisfeito com a primeira oportunidade no mercado internacional, o agora ex-camisa 11 do Gavião do Agreste embarcou para o seu novo clube na manhã da quinta-feira (9). Mas, antes disso, chegou a conversar por telefone com a equipe de reportagem do VANGUARDA.

"Estava me preparando para essa chance já há um bom tempo. Espero fazer bastante gols por lá, até porque pretendo ser contratado em definitivo. Sem dúvida, é a melhor oportunidade da minha carreira". Apesar da pouca idade, 25 anos, Joelson já acumula várias passagens por times nacionais. Após se destacar nas categorias de base do Porto, o atleta chegou a vestir a camisa da equipe B do Palmeiras, porém não agradou. Em seguida, passou pelo Sport, Santa Cruz, Náutico, Icasa-CE, ABC-RN, Cuiabá-MT e Brasil de Pelotas-RS.

Entre retornos e despedidas do Ninho do Gavião, Joelson ainda teve tempo de colecionar duas vice-artilharias do Campeonato Pernambucano. Apesar de não contar mais com o atacante, o presidente do Porto, José Porfírio, se mostrou favorável à negociação. "Não tenho dúvidas de que ele se sairá muito bem nesse novo desafio na carreira, até porque é bastante esforçado e tem faro de gol. O emprestamos sem qualquer ônus, porém somos os detentores dos direitos federativos dele. Se permanecer após o empréstimo, o clube receberá por isso".

Embora tenha perdido o seu principal goleador, o mandatário do Gavião disse não planejar contratar um substituto. "Contamos em nossa base com vários atletas com potencial para substituí-lo e deveremos prestigiá-los. A saída do Joelson não atrapalhará em nada os nossos objetivos no Estadual. Lutaremos até a última partida para conquistar uma das vagas para o hexagonal". Até o fechamento desta matéria, o Porto não havia entrado em campo diante do Central, na noite da quinta, no estádio Lacerdão, pela 10ª rodada do Pernambucano.

Além de Joelson, o atacante Rogério foi outro jogador formado nas categorias de base do Gavião a se apresentar neste início de ano num time asiático. Emprestado por cinco meses para uma equipe dos Emirados Árabes, o atleta poderá render uma boa grana para o Tricolor da Rua Preta caso seja negociado em definitivo. "Como possuímos 35% dos direitos federativos dele, além de recebermos pelo empréstimo, também embolsaremos certa quantia caso haja a venda. O importante é que mais um atleta formado no Ninho do Gavião irá atuar no mercado internacional. Isso é muito bom para o futebol de Caruaru", disse Porfírio.

Atualmente, paralelo aos atacantes, quem também está defendendo as cores de um time do exterior é o volante Rômulo, do russo Spartak Moscou. Entretanto, ao longo de sua curta história, o Porto já revelou vários talentos absorvidos posteriormente pelo mercado internacional. Dentre os exemplos estão o atacante Araújo (ex-Gamba Osaka e ex-Al-Gharafa), o volante Josué (ex-Wolfsburg) e o zagueiro Marcos (ex-PSV e Sporting).

Por Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário