sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Largada da Truck será em Caruaru


A temporada 2014 da Fórmula Truck será iniciada no próximo dia 16 de março, no autódromo Ayrton Senna, em Caruaru. A prova pernambucana ainda contará pontos para o Campeonato Sul-Americano. Das dez etapas que formam o calendário da competição nacional, quatro terão seus resultados computados também para a versão continental. O formato de disputa do Sul-Americano será o mesmo praticado nas duas últimas temporadas.

Além da prova na Capital do Agreste, a competição ainda será composta pela terceira corrida do ano, marcada para o dia 18 de maio em São Paulo; pela quinta, no dia 20 de julho em Cascavel (PR); e pela sétima, no dia 14 de setembro na Argentina. Está última está prevista para acontecer em Buenos Aires ou em Santiago del Estero. O Sul-Americano da Truck chegou neste ano a sua quinta edição.

Na primeira, em 2010, o título foi conquistado por Roberval Andrade, com o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. O paulista também comemorou naquele ano o seu segundo título brasileiro. A Volkswagen, que levou Felipe Giaffone ao vice-campeonato entre os pilotos, conquistou o título continental na competição entre as seis montadoras que compõem o grid.

Já a temporada posterior foi composta por sete corridas válidas apenas pelo Brasileiro e outras três formando o Sul-Americano. Giaffone obteve os dois títulos e também levou  a Volkswagen à conquista do título de marcas. Em 2012, já sob o formato atual de disputa, o paranaense Leandro Totti tornou-se campeão sul-americano com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team. Entre as marcas, a Volkswagen comemorou o tricampeonato continental.

A quarta edição do Sul-Americano, em 2013, acabou sendo a mais acirrada de todas. O título de Beto Monteiro, caruaruense da Scuderia Iveco, foi confirmado pelos critérios de desempate, dada a igualdade na tabela de pontos entre ele e Totti, que já competia com o Volkswagen/MAN da RM Competições/MAN Latin America. Foi o primeiro título da Iveco entre as seis marcas de caminhões que formam o atual grid da categoria.

Tradição

Será a 17ª vez que o evento será promovido na Capital do Agreste. Em 19 temporadas da Truck, o traçado pernambucano só ficou de fora em 1996 e 2003. Apesar de colecionar bons resultados em sua terra natal, Beto Monteiro só conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em 2004, quando, na ocasião, fazia parte da equipe Ford. Por outro lado, o recordista de vitórias na etapa de Caruaru é o paulista Felipe Giaffone com os troféus de 2001, 2007, 2008 e 2009.


No ano passado, quem levou a melhor foi o gaúcho Régis Boessio. O GP Aurélio Batista Félix seguia liderado até a penúltima volta pelo caminhão MAN Latin America, do piloto Leandro Totti, quando o Mercedes-Benz de Boessio tomou a ponta da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário