quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Santa é o primeiro time da Capital a vencer no interior

O primeiro time da capital a vencer no interior foi o Santa Cruz. A dificuldade foi bem maior do que nos jogos anteriores, mas o tricolor manteve seus cem por cento de aproveitamento e a liderança do Campeonato Pernambucano ao bater o Araripina por 1x0, nesta quinta-feira (20), no Chapadão do Araripe. Os heróis da partida foram o zagueiro Thiago Mathias, autor do gol; e o goleiro Thiago Cardoso, com pelo menos duas defesas de garantir os três pontos.

O Santa Cruz tentou o mesmo expediente que deu certo contra o América: pressionar o adversário no início para definir o resultado o mais rápido possível. E quase consegue aos 50 segundos. Thiago Cunha encontrou Diego Biro bem posicionado e o meia chutou para o gol. A bola só não entrou porque um defensor do Araripina apareceu para jogar para escanteio.

A pressão continuou e no minuto seguinte foi a vez de Wesley estar o goleiro Adson, que saiu-se bem e fez a defesa. A terceira tentativa demorou mais um pouco para acontecer. Veio apenas aos 14 e desta vez o artilheiro do Campeonato, Thiago Cunha, atrapalhou-se com a bola e desperdiçou.

A partir daí o jogo entrou num equilíbrio, muito disso por conta do Araripina. Os donos da casa conseguiram diminuir a maior posse de bola do tricolor e até chegar com certo perigo. Mas faltava finalizar, algo que o Bode só conseguiu com mais perigo aos 30 minutos, constituindo-se na melhor chance. Marcelinho entrou na área e cruzou para trás. Alcimar, sem ninguém a marcá-lo, chutou forte mas em cima de Thiago Cardoso, que não deu rebote.

As jogadas em profundidade começaram a surtir efeito para o time da casa e, aos 35, Alcimar lançou Marcelo Paraíba. O goleiro tricolor teve que sair como zagueiro para mandar o perigo para longe.

O segundo tempo começou mais parecido com o final da etapa anterior. Logo a um minuto, Odilon já arriscava um chute de fora da área. A resposta do Santa veio aos oito, quando Wesley lançou por cima da barreira para Laécio. Com o gol à mercê, ele mandou para fora.

No mesmo nível estava o Bode e com o mesmo jogador em dois lances seguidos. Aos dez e 11 minutos, Cristóvão, que entrara no lugar de Marcelo Paraíba, perdeu duas boas chances. Principalmente a segunda, quando tinha o opção de dois companheiros em posição melhor.

O tricolor conseguiu o desafogo aos 20 minutos. Numa cobrança rápida de escanteio, Jonatan cruzou e Thiago Mathias antecipou-se à zaga para acertar uma linda cabeçada e marcar seu terceiro gol no Campeonato Pernambucano. Atrás do placar, o Araripina aumentou a pressão e por pouco não empatou aos 35 minutos. Alcimar livrou-se do marcador e chutou no canto. Thiago Cardoso tirou com o pé.

Vendo que seu time já começava a dar sinais de cansaço, o técnico Zé Teodoro não se envergonhou de ser conservador: tirou o atacante Thiago Cunha para acrescentar mais um zagueiro, no caso, Éverton Sena. Mas não foi suficiente para impedir que o time da casa chegasse com perigo. Aos 39, Thiago Cardoso teve que usar os pés novamente para salvar um gol certo de Cristóvão.

Daí em diante, o tricolor sofreu mas conseguiu segurar a vitória importante até o fim.

Ficha do jogo

Araripina: Adson; Saulo (Alcimar), Oliveira, Márcio e Janílson; Odilon (Dunga), Gideon, Marcelinho e Mizael; João Paulo e Marcelo Paraíba (Cristóvão). Técnico: Júnior Caruaru.

Santa Cruz: Thiago Cardoso; Jackson, Thiago Matias, Leandro Souza e Alexandre Silva; Jeovânio, Diego Biro (Jonatan), Wesley e Mário Lúcio; Thiago Cunha e Laécio (Landu). Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Chapadão do Araripe. Árbitro: Carlos Costa. Assistentes: Erich Bandeira e Elan Vieira. Gol: Thiago Mathias, aos 20 do primeiro tempo. Cartões amarelos: Mizael, Thiago Cardoso, Wesley e Mário Lúcio. Renda: R$ 13.686. Público: 5.182.
 Fonte: JC Online
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário