sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O América em festa


Foram 15 anos longe da elite do Campeonato Pernambucano. O América Futebol Clube cada vez menor chegou a ficar de fora até mesmo da 2ª divisão estadual. A renovação de sua saudosa torcida tornou-se algo quase inglório, apesar de ser conhecido como o ´segundo time de todo pernambucano` por causa de sua simpatia. Com uma campanha surpreendente, o Mequinha alcançou o acesso no ano passado, mostrando fôlego. Foi o ponto de partida de uma série de sonhos de um clube que se tornará centenário em 2014. Da permanência na Primeirona à construção de um centro de treinamento. Para começar, então, uma cara nova.

Ontem à noite, na histórica sede na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, o clube lançou os três modelos de seu novo uniforme verde e branco, inaugurando também a sua loja oficial, no mesmo local. Uma festa com torcedores da velha guarda e adolescentes de Paulista que adotaram o clube após o Periquito confirmar o mando de campo no estádio Ademir Cunha, no município. Todos queriam ver a nova camisa (que vai custar R$ 80), mas sobretudo, se fosse vestida pela modelo carioca Viviane Araújo.

A rainha da bateria da escola de samba Salgueiro chegou com uma bandeira, causando frisson, e vestiu o tradicional uniforme de listras verticais alviverdes, com seis estrelas no escudo. Lembranças de um passado glorioso, com os títulos pernambucanos entre 1918 e 1944. Viviane desfilou com uma camisa estampada com três novos patrocinadores, em um pool que vai bancar o futebol do América no Pernambucano, que começa na próxima quinta-feira, completando a verba da campanha Todos com a Nota.

Jogadores ainda desconhecidos até mesmo pelos torcedores - Negreti, David, Bruno e Silvano - passearam com os outros novos padrões. No coquetel, a presença de ex-atletas do clube, como Valdir Labanca, meia do time de 1974. ´A gente tinha uma timão`, lembra. Para o América, isso condiz com um modesto 5º lugar entre os nove participantes daquele ano. Os resultados no campo acabaram ficando mesmo em segundoplano. Só o fato de ver o Periquito de volta à cena futebolística já valeu a festa, como frisa o presidente João Antônio Moreira, que se emocionou no início de seu discurso. Ele quer lançar uma campanha de sócios, fidelizando esse amor que teima em não acabar.

Na primeira rodada do Estadual, o time vai encarar o velho ´Clássico dos Campeões` contra o Sport, na Ilha do Retiro. 


Fonte: Diario de Pernambuco

Um comentário: