sábado, 12 de fevereiro de 2011

Nova década de um velho confronto

Terceiro clássico mais antigo do Brasil – perde para Grêmio x Internacional (por uma semana) e para Fluminense x Botafogo, que jogaram pela primeira vez em 1905, quatro anos antes –, Sport e Náutico vão disputar amanhã o 521º Clássico dos Clássicos da história, o 389º pelo Estadual. E o duelo tem uma peculiaridade: será o primeiro da nova década. Um tempero a mais para motivar o jogo, que por si só já está repleto de atrações. Uma vitória alvirrubra pode fazer a diferença entre os rivais subir para 10 pontos.

O detalhe é que o Náutico tem levado a melhor nos confrontos que abrem as décadas. Foi assim no último, em 2001, quando o Timbu fez 2x1 na Ilha do Retiro, pelo Campeonato do Nordeste. A história se repetiu em 1991, 2x0, nos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro, que durante muito tempo abriu o calendário esportivo nacional. Já em 1981, outro triunfo alvirrubro na Ilha, 1x0, pela 1ª fase do 1º turno do Estadual.
A derradeira vitória do Sport em um clássico “abre década” foi em 1971. Os leoninos fizeram 2x0, nos Aflitos, pela Taça Recife. Ao todo, o Timbu venceu quatro jogos deste tipo, contra três triunfos leoninos. Houve ainda três empates.
CURIOSIDADES
Sport e Náutico já se enfrentaram por 23 competições diferentes (muitos torneios), fora amistosos – de acordo com dados do pesquisador de futebol Carlos Celso Cordeiro. O primeiro encontro foi um amistoso, no dia 25 de julho de 1909. O Leão, com mais experiência no novo esporte, era o favorito, mas o Timbu surpreendeu e venceu por 3x1.
Para o Náutico, que jogou com camisa e calção brancos, marcaram Maunsell (2) e Thomas. O Sport, que atuou com a camisa vermelha e preta e calção branco, descontou com Chalmers. O curioso é que nesta época, nem se imaginava em se chamar o duelo de Clássico dos Clássicos. O batismo só aconteceu em 1945, pelo extinto Jornal Pequeno. Foi quando o jogo deixou de ser o Fla-Flu pernambucano para ganhar identidade própria.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário