domingo, 13 de fevereiro de 2011

Santa joga para reconquistar a ponta e a torcida

Começando a sentir os primeiros sinais de insatisfação da torcida, o Santa Cruz enfrenta a Cabense, às 16h, no estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho, tentando voltar à liderança do Pernambucano Coca-Cola. No momento, o tricolor tem 21 pontos, dois atrás do líder Central. Também com 21 estão Porto (3º) e Náutico (4º), mas a equipe coral leva vantagem no número de vitórias para o Timbu (7x6) e na quantidade de gols marcados para o Gavião (16x15).

O Santa perdeu o topo da tabela para a Patativa, no último desafio pelo Estadual, quando foi batido por 3x0, no Arruda. A derrota acabou sendo a terceira nas últimas quatro rodadas, abrindo os olhos para a necessidade de melhora e de contratação de reforços – os outros revezes foram por 3x1, para o Náutico e Porto.
O treinador Zé Teodoro terá três desfalques para este confronto. O de maior representatividade é o do artilheiro do Campeonato Pernambucano com 6 gols, Thiago Cunha, que sofreu um estresse no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e foi vetado pelo departamento médico – ficará de fora por pelo menos dez dias. O substituto será Landú.
Outro que não atua é o goleiro Tiago Cardoso, que segue se recuperando de uma lesão no músculo adutor da coxa direita. Seu substituto será André Zuba, que vem sendo bastante criticado pelos torcedores. E os números realmente não falam a favor do arqueiro reserva coral. Substituto de Tiago Cardoso em duas partidas e “meia” (entrou no segundo tempo do Clássico das Emoções), Zuba levou 8 gols, referente a 66,6% dos tentos sofridos pelo Santa Cruz no Pernambucano.
Apesar da pressão vinda das arquibancadas, ele demonstrou tranquilidade e se eximiu de culpa nos gols sofridos. “A torcida tem todo o direito de protestar, pois pagou ingresso, mas acredito que foram impacientes. Não acredito que os três gols (do Central) foram falhas minhas. Sou profissional e tenho de saber como lidar com isso.”
Zé Teodoro pediu paciência aos torcedores. “Eles têm de colaborar, nos ajudar nesse momento. Quando começa um comportamento de vaia em cima de um ou outro jogador, isso afeta todo o grupo. Como eles já tiveram paciência com o elenco no começo do trabalho, precisam nos dar força nesse momento e incentivar os jogadores.”
Outra alteração certa é a entrada do lateral-direito Bruno Leite na vaga de Jackson, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo. O técnico coral espera que o jogador entre e corresponda. “O que a gente cobra é que os jogadores estejam preparados para serem utilizados. No momento que sai um, tem de repor à altura E, além disso, o Campeonato é um laboratório para o Brasileiro.”
O atacante Laécio pode ser poupado para melhorar a condição física. Se isto acontecer, Gilberto será o titular. “O desgaste está muito grande. A maioria dos jogadores está muito cansada da sequência. Em menos de um mês foram 10 partidas”, defendeu Zé Teodoro.
Por opção tática, o comandante tricolor escalou Renatinho na vaga de Mário Lúcio, esperando o melhor aproveitamento possível nas duas partidas em sequência contra a Cabense. “Temos dois jogos contra o mesmo adversário e precisamos firmar o pacto de somar pontos para nos firmarmos cada vez mais entre os quatro da tabela. Esperamos que o rendimento dos jogadores que estão entrando seja bom.”

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário