Fotos: Pedro Augusto/Jornal Vanguarda/Blog Toque de Bola |
Pedro Augusto
Como diria o inesquecível Abelardo Barbosa, o Chacrinha, "nada se cria, tudo se copia". Parece que inspirados neste velho ditado, os representantes do futebol brasileiro finalmente trouxeram para o mercado local uma prática que já é bastante comum no mundo da bola: a comercialização de produtos da marca do clube em grandes centros de compras. Apesar dessa tendência não ser antiga, vários times do país que têm apostado nesse tipo de serviço já vêm colhendo os "frutos" de seus respectivos investimentos. Munidos de diversos itens que despertam o interesse de consumo dos torcedores apaixonados, os cartolas encontraram nesta simples ação de marketing a possibilidade de gerar mais receita para os cofres dos clubes.
Além de fortalecer a marca da agremiação, os representantes dos times visualizam na implantação de espaços comerciais nos shoppings, a oportunidade de se aproximar ainda mais da demanda. Um exemplo disso são os clubes do Estado.
Depois de instalar a Embaixada da Ilha, nos três principais centros de compras da capital pernambucana - Shopping Center Recife, Guararapes, Boa Vista e Tacaruna - o Sport inaugurou não oficialmente, na última segunda-feira (24), no Shopping Difusora, o quinto quiosque de mesmo nome. Com a chegada da Embaixada na Capital do Agreste, os consumidores rubro-negros passaram a contar com artigos da marca que, até então, eram inexistentes na região Agreste, com exceção da camisa de jogo oficial.
Ou seja, o quiosque oferece diversos produtos como kit churrasco, sandálias em couro, relógios, coolers e até chocolate. "A Embaixada está sendo um sucesso. Tanto é que em apenas uma semana contabilizamos um faturamento de aproximadamente R$ 10 mil. Apesar de o quiosque ter sido inaugurado há poucos dias, percebemos que a demanda não é oriunda apenas da cidade, mas também de outros municípios da região. Isso demonstra que o Sport possui uma marca muito forte no Estado. E quando o time estiver melhor em campo no Campeonato Pernambucano não tenho dúvidas de que o volume de vendas aumentará ainda mais", comenta a consultora de vendas Bianca Souza.
Outro que também adotou essa nova tendência de mercado foi a Patativa. Sem perder tempo, a atual diretoria implantou, no início de janeiro, no Difusora, a Central Store. O quiosque disponibiliza vários produtos da marca, como camisas oficiais, calções, bandeiras e acessórios. "O Central foi o primeiro clube do Interior do Estado a implantar a ideia e temos de enaltecer isso. Agora, esperamos que os outros clubes das regiões Agreste e Sertão adotem a mesma proposta, até porque, na prática, ela é uma grande oportunidade de negócio", avalia o gerente de marketing do Shopping Difusora, Ângelo Nascimento.
Fonte: Jornal Vanguarda
Nenhum comentário:
Postar um comentário